Ponte Estaiada ganha iluminação dourada em alerta ao câncer

Objetivo é despertar importância do diagnóstico precoce do câncer

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o mês de setembro a Ponte João Isidoro França receberá iluminação na cor amarelo dourado para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

A campanha 'Setembro Dourado' é coordenada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC), em parceria com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

O objetivo do Setembro Dourado é despertar na sociedade a importância do diagnóstico precoce do câncer - que já é a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 10 mil novos casos de câncer são registrados nessa faixa etária anualmente no país.

"É de extrema importância chamar a atenção da sociedade para o câncer em crianças e adolescentes, alertando-a para os sintomas da doença e para o cuidado com o diagnóstico precoce.

As estatísticas comprovam um aumento da incidência de câncer nessa faixa etária a cada ano e precisamos mobilizar a população acerca desse assunto", ressaltou a voluntária Tânia Cardoso, coordenadora do Projeto Alertar da RFCC.

Segundo a voluntária, instituições que atuam na luta contra o câncer infantojuvenil em todo o país estão se movimentando com o objetivo de estimular as discussões em prol do diagnóstico precoce semelhante ao Outubro Rosa, com o câncer de mama, e ao Novembro Azul, com o câncer de próstata.

Em Teresina, a RFCC realizará o Dia D, denominado de Jogos pela Vida. A ação acontecerá no Parque Potycabana, a partir das 17h, e consistirá em práticas esportivas e distribuição de folders explicativos sobre o câncer em crianças e adolescentes.

"Nós pretendemos atingir a maior quantidade de pessoas a respeito desse assunto e não somente aqueles que já estão envolvidos na causa. O objetivo maior é conscientizar aquela parte da população que não conhecem muito sobre o câncer", explicou Tânia Cardoso.

O Setembro Dourado é uma campanha idealizada pela CONIACC, que, por meio da realização de ações educativas e preventivas, visa conscientizar e divulgar à sociedade os principais sinais e sintomas da doença em crianças e adolescentes, especialmente porque a maior parte dos casos diagnosticas são encaminhados aos centros de tratamentos em estágio avançado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES