Ponte Wall Ferraz será interditada para obras; veja mudanças

Haverá instalação das vigas de aço da obra da duplicação da Ponte.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) vai iniciar a instalação das vigas de aço da obra da duplicação da Ponte Wall Ferraz. O serviço terá início neste sábado (12), quando será feita a montagem e instalação das vigas, processo que requer atenção dos órgãos responsáveis e o cuidado dos engenheiros e técnicos que vão trabalhar na operação. Esta etapa da obra se dará em dois momentos, o primeiro neste fim de semana e o outro a partir do dia 19 deste mês. 

A diretoria do DER informa à população de Teresina que o processo necessita da utilização de maquinário pesado e deve seguir todos os requisitos de segurança. “Pedimos a compreensão dos teresinenses, já que esta é uma etapa fundamental pela qual a obra tem que passar”, declarou José Dias, diretor-geral do DER. O gestor explicou que a colocação das vigas só é possível com a utilização de carretas, guincho e caçambas e por isso a ponte precisa ter seus acessos bloqueados.

Para garantir a integridade das colunas, que irão receber estas estruturas de aço em toda a extensão da ponte, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a pedido do DER, irá interditar a ponte nos dois sentidos (Zona Sudeste/Centro e Centro/Sudeste). Por conta dessa etapa da obra, o  trânsito no local ficará suspenso no sábado e domingo (12 e 13).

O DER recomenda aos motoristas que fiquem atentos aos dias e horários em que o trânsito na ponte ficará parado. Neste sábado (12), a ponte, devido a interdição, ficará fechada das 14h até as 18h e no domingo (13), de 6h até as 18h. Já no próximo fim de semana, no sábado (19), a ponte ficará fechada das 14h até as 18h e no domingo (20),  de 6h até as 18h.

O fiscal do DER, engenheiro João Sá, destaca que toda a obra deve ser finalizada até abril do próximo ano. "Antes de nos atermos ao prazo é preciso nos preocuparmos em cumprir todas as etapas de segurança da obra. Essa fiscalização faz parte de uma série de exames estruturais. Se todos os processos continuarem da forma que estão, poderemos entregar a nova ponte, no máximo, até abril de 2016", avalia o fiscal.

Raios X vai detectar possíveis falhas nas estruturas de aço

Ao todo, cerca de 30 vergalhões  (estrutura de aço) passarão por uma espécie de 'raios x', através de um aparelho denominado osciloscópio- transdutor, onde os defeitos detectados são corrigidos após uma  bateria de exames. "Cada viga inspecionada leva, em média, 30 minutos. Este serviço é fundamental para a infraestrutura da ponte, uma vez que estas estruturas de aço serão a base para suportar o concreto de toda a extensão da ponte”, esclareceu o inspetor responsável pelos testes, Marcel Vieira.

Após a instalação de todas as vigas, o próximo passo será mover essas barras de aço para as colunas de concreto já instaladas paralelamente à ponte antiga. Este serviço será possível com a ajuda de um caminhão com braço mecânico e cesto aéreo (Sky).

Ponte Wall Ferraz
Ponte Wall Ferraz


Fonte: Ascom