População reclama da demora na obtenção de documentos no Instituto de Identificação

População reclama da demora na obtenção de documentos no Instituto de Identificação

Há três dias que uma senhora tenta sem sucesso, tirar a segunda via dos seus documentos.

Todos os dias se repetem as reclamações no Instituto de Identificação, localizado na Praça Saraiva, em Teresina. As queixas giram em torno da dificuldade na obtenção da segunda via da Carteira de Identidade.

A razão aparente está na pouca quantidade de funcionários para atender a grande demanda, o que gera tumulto e revolta em quem procura o órgão. ?O atendimento é péssimo. Isso aqui é uma vergonha! Teresina inteira ter apenas um lugar para se tirar a segunda via, é um absurdo!?, reclama uma senhora.

Há três dias que dona Maria tenta sem sucesso, tirar a segunda via dos seus documentos. Idosos, portadores de deficiência, mães com crianças, todos enfrentam a mesma fila, o mesmo drama. ?Eu cheguei às 05h40 e peguei a senha de número 30 e até agora (final da manhã) ainda não fui atendida. Todo mundo tem o que fazer em casa, a gente perde tempo vindo para cá.?

No instituto, a informação é que as senhas começam a ser distribuídas por volta às 7h, o problemas é que nesse horário, todas as senhas já foram entregues e têm-se início às reclamações.

Um rapaz, que há dias tenta tirar seus documentos, afirma que vai dormir no instituto de identificação para conseguir ser atendido. ?Eu estou querendo ir para Curitiba e preciso tirar um documento e não consigo. Eu vi um rapaz que chegou 2h da madrugada para pegar uma senha. Eu estou com três vezes que venho aqui para tirar uma senha para viajar e não estou conseguindo.?

Outro problema do instituto é estrutural: o prédio é velho e as fichas ainda são preenchidas manualmente.

Fonte: Denison Duarte