Greve faz alunos da rede pública terem aulas até fevereiro

Greve faz alunos da rede pública terem aulas até fevereiro

nquanto os estudantes da rede privada já estão se programando para aproveitar as férias, os da rede pública terão que estudar até o início de 2013

Por conta da greve iniciada logo no início do período letivo de 2012, quando a classe dos professores reivindicavam o cumprimento do piso nacional, os alunos da rede pública de ensino ainda terão aulas por um bom tempo. Enquanto os estudantes da rede privada já estão se programando para aproveitar as férias, os da rede pública terão que estudar até o início do ano que vem.

Para recuperar o tempo e as aulas perdidas, os estudantes estão seguindo um calendário que se estende até janeiro de 2013. Claudete Morais, diretora adjunta do Liceu Piauienses (Colégio Zacarias de Góis), afirma que na escola estão sendo trabalhados dois calendários, um para os alunos do médio integral e outro para o ensino médio integrado (que inclui o ensino profissionalizante).

?Nesse primeiro calendário, as aulas se encerram no dia 16 de janeiro, já para os alunos do ensino médio integrado, o período letivo vai se estender até dia 8 de fevereiro?, comenta a diretora ao ressaltar que todas as escolas do Estado devem cumprir os 200 dias letivos.

Wilson Junior Leal, aluno do 3° ano da Unidade Escolar Estado de São Paulo, localizada na zona sul de Teresina, afirma que ele e os demais companheiros já estão esgotados. ?Nós do terceiro ano, em específico, estamos esgotados. Todos estávamos nos preparando para o Enem e como a prova já aconteceu, as aulas estão meio que sem um objetivo, estão monótonas?, comenta o estudante ao ressaltar que muitos pretendiam viajar, mas não podem se programar, porque terão aulas até janeiro, isso se não ficarem de recuperação ou prova final.

Mas muitas escolas públicas do Piauí devem encerrar as aulas ainda no mês dezembro e as férias não serão prejudicadas. Como é o caso da escola Didácio Silva, onde os professores não aderiram o movimento grevista. Na unidade, as últimas avaliações devem começar a ser aplicadas nesta sexta-feira (30). ?Para os estudantes que ficarem de recuperação e prova final o ano letivo termina no dia 14 de dezembro?, completa o diretor da instituição, Alberto Machado.

Fonte: Aline Damasceno