Possibilidade de chuvas no PI é de 80% no fim de semana

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que a probabilidade de chuva sai dos 5% dos últimos dias para os 80%

O mês de outubro em Teresina é marcado por altas temperaturas e baixas possibilidades de chuva. Para os próximos dias, no entanto, esse cenário deve mudar e a capital poderá registrar precipitações a partir desta sexta-feira (25).

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que essa probabilidade de chuva sai dos 5% dos últimos dias para os 80% de sexta-feira até o início da próxima semana.

A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, explica que essas serão chuvas isoladas e passageiras e são resultados de alguns fatores climáticos. ?A umidade da região amazônica vai contribuir para isso, principalmente ao se cruzar com a faixa de umidade que vem do Oceano Atlântico?, disse.

Outro explicação para as chuvas em Teresina no mês de outubro é o fato de a estação chuvosa já estar se iniciando no Sul do Estado. Apesar de ela chegar à capital apenas no final de dezembro, a capital já sente as consequências da sua chegada no Sul do Piauí.

Apesar das chuvas, o Índice Ultravioleta (IUV) continua em grau extremo. Teresina costuma registrar índices altos durante boa parte do ano, mas para estes dias ele deve ficar em 13, numa escala que vai de 1 a 14+. O índice ultravioleta é considerado baixo quando é menor do que dois; moderado quando fica entre três e cinco; alto quando entre seis e sete; muito alto quando entre oito e dez e extremo quando alcança um índice maior do que 11.

Para os próximos dias, mesmo com a possibilidade de chuvas, as temperaturas máximas devem ficar entre 37º C e 38° C. Já a umidade relativa do ar continua baixa ficando entre 25% 30%. Segundo Sônia Feitosa, com a chuva que pode cair na capital esses dias, essa umidade deverá sofrer uma alta, podendo chagar até a 40%.

Fonte: Pollyana Carvalho