Detran têm seu atendimento limitado em postos do Piauí

O motivo é a manutenção de 04 dos 23 sistemas do DETRAN- PI, que deve ser concluída apenas nesta segunda-feira

Desde segunda-feira, 05, o Detran está com restrição no atendimento em 02 dos 06 postos de atendimento existentes na capital. Os postos do Automall e do Espaço Cidadão que no horário de funcionamento normal fecham às 18 horas, agora encerram suas atividades às 15h. O motivo é a manutenção de 04 dos 23 sistemas do DETRAN- PI, que deve ser concluída apenas nesta segunda-feira.

Na terça-feira, 06, o estudante universitário, Tiago Lopes, afirma que foi ao posto do DETRAN no Espaço Cidadão às 10 horas e conseguiu sair apenas 15 horas e não foi atendido porque o sistema passou o dia sofrendo oscilações.

Ele tornou a voltar na quarta-feira, mas não obteve resultados. "Fui lá de novo e o sistema tava oscilando, caía e voltava, tava demorando muito e não consegui resolver o problema. Agora é torcer pra que o sistema não caia", declara esperando que vai retornar nesta quinta-feira.

Os sistemas que estão passando por modificações são o RENAVAN (Registro Nacional de Veículos Automotores), RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), GRAVAME (encargo que trata da alienação fiduciária) e RENAINF (Registro Nacional de Infrações de Trânsito).

De acordo com diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí, Thiago Siqueira, a base de dados destes sistemas estão migrando para nova tecnologia adquirida pelo Estado.

Segundo o diretor, o governo do estado investiu cerca de 3,5 milhões de reais para compra de novos equipamentos que vão trazer mais agilidade e eficiência.

Com a aquisição desses equipamentos ele informa que é preciso realizar a migração dos bancos de dados para as novas máquinas, o que pode gerar algumas incompatibilidades. "Já investimos em hardware. Agora estamos investindo em softwares, que é mais demorado e mais caro", declara.

Siqueira informa que a mudança é necessária e que o importante é esclarecer a população os horários que os reparos serão realizados, para que as pessoas não percam tempo. "Manutenções programadas não são ruins.

A gente quer evitar que a população se dirija aos postos do Detran e ficar duas, três horas aguardando na fila, para ser informado que não vai ser atendido", informa acrescentando que até a primeira quinzena de setembro vai ser implantado uma Central de Atendimento de Agência da Tecnologia da Informação (CAAT) para receber questionamentos da população.

O DETRAN ressalta que todos os serviços estão sendo prestados normalmente e que só está havendo problemas com limitação de horário apenas nos dois postos já citados. Na sede do órgão não houve alterações e o atendimento está acontecendo no horário habitual, das 08h às 13h30.

Fonte: Vicente de Paula