Prazo de vacinação da gripe encerra nesta sexta-feira em Teresina

As salas de vacina de Teresina estão abastecidas

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) em Teresina, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), acontece até esta sexta-feira (12). A vacina protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B e a ausência da imunidade pode levar à morte.

"A gripe pode gerar complicações. A complicação que mais frequentemente leva à hospitalização e até à morte é a pneumonia, que pode ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Embora a maioria das infecções por influenza tenha evolução autolimitada, a febre, em geral, é alta (38° C a 40° C), podendo desencadear convulsão febril em crianças. A febre, em geral, dura de três a cinco dias, mas a tosse e a fadiga podem se prolongar por duas semanas ou mais.

As salas de vacina de Teresina estão abastecidas e funcionando normalmente para garantir que todos os grupos prioritários recebam sua dose e fiquem imunizados contra influenza.

O Ministério da Saúde recomendou que a campanha de vacinação se prorrogasse pela segunda vez nos locais que ainda não haviam atingido as metas preconizadas. A meta de Teresina é imunizar 152.358 pessoas.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar.

"A influenza pode causar agravo de doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, metabólicas (particularmente diabetes), além de poder desencadear infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral e diversas manifestações neurológicas, daí a importância da vacinação, já que prevenir é sempre a melhor solução", afirma Amariles Borba.

Fonte: Jornal Meio Norte