Prazo final da campanha contra paralisia infantil será até hoje nos postos em THE

Prazo final da campanha contra paralisia infantil será até hoje nos postos em THE

Algumas unidades de saúde em Teresina ainda vão oferecer a vacina até este sábado

Ontem (21) seria o último dia para imunizar os maiores de seis meses e menores de cinco anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Mas por conta da manifestação ocorrida em Teresina na quinta-feira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, informou que algumas unidades de saúde estarão oferecendo a dose da vacina neste sábado (22).

De acordo com o presidente da Fundação, os dados da campanha serão computados ao final do dia de hoje. Só depois disso, a FMS vai, junto com o Ministério da Saúde, ver a possibilidade de prorrogar a campanha.

?Hoje será um dia excepcional. Das 8 às 17h, os hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Satélite, as unidades do Cristo Rei e Lourival Parente, e ainda a Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)? estarão imunizando as crianças?.

Até o final de quarta-feira (19) foram vacinadas 36.371 crianças, o que corresponde a aproximadamente 65% da meta. Porém, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que seja alcançado um mínimo de 95% de 57.140 crianças.

?Nossa intenção é chegar a 95% do total de crianças que devem receber a vacina, de acordo com a meta estabelecida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Mesmo estando há 24 anos sem casos, é importante a prevenção para evitar a reintrodução do vírus?, acrescenta Luiz Lobão.

O Brasil está em alerta contra a poliomielite. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, só em 2013 foram registrados 55 casos da doença em todo o mundo, número que cresce em ritmo acelerado.

A doença está erradicada no país há 24 anos, mas com os grandes eventos como Copa das Confederações e a Jornada da Juventude, o vírus pode ser trazido pelos visitantes vindos de países que ainda registram casos da doença.

Para alcançar esta meta, a Prefeitura disponibilizou 121 postos por toda a cidade. É importante lembrar que, no ato da vacina, os pais não podem se esquecer de levar o cartão da criança.

Fonte: Aline Damasceno