Pré-Vestibular Popular beneficia 180 alunos em Teresina

No primeiro dia de aula, os novos alunos do programa ouviram histórias daqueles que passaram pelo cursinho e estão matriculados em alguma graduação.

Buscando uma vaga em uma das instituições de ensino superior do Piauí, 180 alunos retornaram, na última segunda-feira, às salas de aula. Esses alunos fazem parte do Programa Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal do Piauí. O cursinho, que funciona há cinco anos, é voltado para alunos de baixa renda. As aulas acontecem de segunda-feira a sexta-feira no turno da noite.

No primeiro dia de aula, os novos alunos do programa ouviram histórias daqueles que passaram pelo cursinho e hoje estão matriculados em alguma graduação. O testemunho de quem passou por lá foi visto como uma forma de motivar aqueles que irão, no final do ano, encarar uma maratona de vestibular. "Os novos alunos viram que com empenho e disciplina pode-se chegar lá", afirma a coordenadora de Programa e Projetos da UFPI, Cassandra Portela.

A quantidade de aprovados nos vestibulares é uma das marcas do cursinho popular oferecido pela UFPI. Ao longo dos últimos anos, foram diversas aprovações nas mais diferentes instituições de ensino. São os resultados obtidos, de acordo com a coordenadora, que atraem centenas de alunos. "Temos uma aprovação significativamente grande. Por isso, essa procura todos aos anos", comenta. No teste seletivo deste ano, 960 candidatos disputaram uma das 180 vagas ofertadas.

Outros pontos que chamam a atenção dos alunos são a qualidade das aulas e a infraestrutura montada para que essas aulas sejam ministradas. O material didático, que é gratuito, também arranca elogios dos pré-vestibulandos.

Além de Teresina, o cursinho popular está presente em outros dois campi da Universidade Federal do Piauí. As comunidades de Parnaíba e de Bom Jesus têm à disposição a mesma infraestrutura e qualidade de ensino dos estudantes do campus Ministro Petrônio Portela.

Fonte: Assessoria