Prédio em construção desaba em Belém. 5 pessoas estão soterradas

Duas casas vizinhas foram atingidas e duas pessoas saíram feridas.

Prédio em construção desaba no Bairro Nazaré, em Belém, por volta das 14h deste sábado (29). Segundo a Defesa Civil do Pará, ao menos cinco pessoas estão nos escombros. Duas casas vizinhas foram atingidas e duas pessoas saíram feridas.

A Defesa Civil informou que há divergências sobre a altura do prédio no momento do desabamento e o número de pavimentos que a construção foi projetada.

De acordo com o major Augusto Sérgio Lima de Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil, a área está isolada para início da operação de resgate das vítimas. "Temos a informação incial de que pelo menos cinco pessoas estejam soterradas. Duas pessoas, que estavam em casas vizinhas, conseguiram sair com ferimentos. Isolamos toda a área porque há riscos de novos desabamentos."

Equipes da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros e das polícias civil e militar estão no local para ajudar na retirada dos destroços do prédio, segundo informações da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o prédio fica na Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher.

Por conta da interdição das vias mais próximas, há registro de congestionamento na região do desabamento, nos bairros Nazaré e Comércio.

Obra regular

Segundo José Viana, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Pará, a obra do prédio está regular. "Pedi para analisar a documentação e está tudo certo. No que diz respeito ao controle do conselho, a construção está com todos os registros regulares."

Viana disse ainda que o prédio ao lado do que desabou será avaliado para saber se há risco de desabamento. "Não cheguei a entrar no prédio por questões de segurança. Apenas quem teve acesso so imóvel foram equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os peritos dos bombeiros é que deveram fazer um laudo pericial sobre a situação estrutural do prédio vizinho ao que desabou."

O presidente do Crea afirmou que o prédio estaria em fase de acabamento. "Não tenho muitas informações sobre o estágio da obra. Só sei que a construtora é conceituada, tem muitos empreendimentos de luxo já entregues em Belém, sem registro de problemas ou reclamações. Pelo que sei, o prédio estava na etapa de acabamento."

Testemunhas



A operadora de caixa Ivani Figueiredo, 40 anos, que trabalha no restaurante Rêsto do Parque, disse que ouviu o barulho do desabamento. "Como estava começando a chover, imaginei que fosse um trovão mais forte. Chegamos até a comentar aqui entre os funcionários. Um dos clientes, que estava sentado na última mesa do salão, disse que viu uma nuvem de poeira subindo depois do barulho."

Ivani afirmou ainda que alguns clientes chegaram a sair do restaurante para tirar os carros que estavam estacionados nas proximidades. "Os clientes que chegaram depois reclamaram que ficaram presos no congestionamento provocado pela interdição das ruas da região."

Fonte: g1, www.g1.com.br