Prefeito de Teresina autoriza obras de macrodrenagem do Programa Lagoas do Norte

Os recursos, no valor de R$ 10 milhões, foram contratados pela Prefeitura de Teresina junto ao PAC

O prefeito Sílvio Mendes assinou hoje (03) a ordem de serviço para a implantação do sistema de macrodrenagem da área 1 do Programa Lagoas do Norte. A solenidade contou com as presenças dos secretário municipal de Planejamento, Freitas Neto e do superintendente de Desenvolvimento Urbano – SDU Centro/Norte, Marco Antonio Ayres, além da equipe da unidade de gerenciamento do programa.

Os recursos, no valor de R$ 10 milhões, foram contratados pela Prefeitura de Teresina junto ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. As obras do sistema de macrodrenagem da área 1 incluem a interligação das grandes lagoas da zona norte e uma complementação da estação de bombeamento da área.

“O estudo de macrodrenagem visa proteger a população para eventos bastante críticos, considerando chuvas de dois dias de duração. As obras foram projetadas para garantir maior grau de proteção à população”, ressaltou Roberto Amorim, engenheiro da UGP. Segundo o engenheiro, a interligação das lagoas hoje é feita por estruturas pequenas que não garantem segurança aos moradores da região.

A ampliação dos canais de interligação permitirá que as águas escoem mais rapidamente de uma lagoa para outra, e, com a melhoria do bombeamento final da Lagoa dos Oleiros para o Rio Poty, será possível manter o nível das lagoas de forma que a população não seja prejudicada.

Fonte: Secom