Prefeito Firmino Filho distribui mudas em bairros na zona Leste

No local foram distribuídas 500 mudas de espécies nativas

O sábado foi dia de trabalhar em parceria com a comunidade para a arborização da cidade. È que a Prefeitura levou o “Caminhão do Verde”  para distribuir mudas na praça do Conjunto Pedra Mole, zona Leste da cidade. E o prefeito Firmino Filho esteve presente, conversando e distribuindo mudas para a comunidade.

Image title


A ação faz parte de uma parceria firmada pela administração municipal e as associações de moradores. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa porque leva as ações até as comunidades. Tem muita gente que quer ajudar a plantar, mas não tem as mudas ou não tem como ir até os viveiros. Então, trazendo até nós, é uma oportunidade de contribuirmos com a arborização da cidade”, comentou Fátima Maria Sousa, moradora da Pedra Mole.


A iniciativa também foi elogiada pela moradora Ananci Machado, que esteve cedinho na praça para pegar suas mudas. “Essas aqui nós vamos plantar próximo à quadra de esportes que temos. Lá somos nós que arborizamos. Plantamos e aguamos todos os dias. A população tem que ajudar, porque esse espaço será utilizado por nós”, disse ela, que levou mudas de ipês e manga.


O presidente da Associação de Moradores do Pedra Mole, Daniel Pereira, reforçou a parceria na distribuição das mudas e destacou que a associação tem dois terrenos que receberão as mudas. “Criamos um grupo de jovens que irão ajudar a cuidar das plantas”, adianta. O prefeito Firmino Filho destacou que a proposta do Caminhão do Verde foi chegar mais próximo às comunidades, fazendo com que a população também possa contribuir com a gestão pública. “A Prefeitura tem um cuidado especial com a arborização. Instituímos um comitê específico para fazer esse trabalho, que já plantou 200 mil mudas e tem como meta chegar à 300 mil. São essas iniciativas, de ir até as pessoas que nos ajudam a fazer uma gestão pública mais participativa, onde a população também nos ajuda a cuidar da cidade. Teresina é uma cidade muito quente e esse trabalho de arborização deve ser intenso”, sustentou.


No Pedra Mole, foram distribuídas 500 mudas de espécies nativas e frutíferas. Quem esteve presente pode levar para casa mudas de ata, acerola, caju, açaí, caneleiro, ipês. De lá, as equipes do Caminhão do Verde foram para o Saci, onde distribuíram 400 mudas. Segundo o coordenador de arborização da Prefeitura de Teresina, Clovis Freitas Júnior, a ideia da Prefeitura é ampliar ainda mais esse trabalho. “ Temos comunidades entrando em contato frequentemente, solicitando o Caminhão do Verde. Já temos o cronograma fechado até dezembro, sempre com as distribuições aos sábados, para que mais pessoas possam participar”, comentou,destacando que a meta para o próximo ano é dobrar o número de mudas doadas.


O Caminhão do Verde já esteve no Leonel Brizola e Portal da Alegria. No dia 5 de dezembro as equipes deverão estar no Nova Brasília e Lourival Parente e no dia 19 estarão na Vila Dagmar Mazza.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina