Prefeito José Hamilton busca convênio com o Iphan para construir teatro, restaurar praças e prédios históricos

O presidente do Iphan anunciou que virá ao Piauí até o final deste mês de setembro,

O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco, reuniu-se em Brasília, na semana passada, com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e tratou da assinatura, ainda este mês, de um convênio no valor de 53 milhões de reais para a restauração de todas as praças centrais de Parnaíba; revitalização de toda a área da Esplanada da Estação; restauração e adaptação de um prédio histórico localizado na esquina da Rua do Rosário com João Goulart, para ser o teatro municipal; restauração da Casa de Dona Auta, atual sede do Instituto Histórico de Parnaíba, entre outros prédios. Os recursos reivindicados fazem parte do PAC Cidades Históricas.

Por ocasião da reunião com o prefeito José Hamilton, o presidente do Iphan anunciou que virá ao Piauí até o final deste mês de setembro, para assinar os convênios que viabilizarão as restaurações de prédios e logradouros, mantendo as características antigas.

As praças que serão restauradas são: Praça da Graça, Praça Santo Antônio, Praça Antônio do Monte, Praça da Mulher do Pote e Praça Coronel Jonas(atualmente ocupada por camelôs). Todos estes logradouros estão dentro do sítio histórico tombado pelo Iphan, fato que justifica a realização do convênio com a Prefeitura de Parnaiba. Os projetos estão em fase avançada de elaboração, sob a responsabilidade da Prefeitura.





Fonte: Ascom