Prefeito participa do lançamento do selo Empresa Acessível

Para candidatar-se ao selo as empresas devem baixar o edital e fazer a inscrição através do site www.conadeteresina.org.br.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho participou na manhã de hoje (05) do lançamento do selo Empresa Acessível, uma iniciativa do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Teresina (CONADE-TE). O objetivo do selo é valorizar as empresas que respeitam e promovem a acessibilidade nos seus ambientes, assim como abrir oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência que moram em Teresina.

A certificação com o selo Empresa Acessível será concedida às empresas do ramo de serviços, indústria e comércio nas versões ouro, prata e bronze, de acordo com critérios estabelecidos por uma comissão, formada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), instituto Comradio, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (Crefito).

“A incorporação dessa atitude vem fortalecer uma cultura de valorização ao respeito dos direitos humanos, que é algo pelo qual devemos lutar sempre, buscando de forma estratégica e consciente possibilitar à pessoa com deficiência suas garantias enquanto cidadão”, explica a secretária da Semtcas, Mauriceia Neves.

O modelo do selo Empresa Acessível é pioneiro em todo o Brasil. “Nós temos hoje um momento marcante, pois esse selo é o primeiro em nosso país. Através desse selo a Prefeitura quer homenagear de forma simbólica aquelas empresas que têm compromisso com as pessoas com deficiência”, disse Firmino Filho.

Para candidatar-se ao selo as empresas devem baixar o edital e fazer a inscrição através do site www.conadeteresina.org.br. O período de inscrição começa hoje (05) e vai até o dia 30 de maio.

Após o preenchimento da ficha de inscrição ela deve ser entregue na sede do Conade, localizada na Rua Álvaro Mendes, 861, Edifício Clemente Fortes, Centro/Norte, juntamente com a documentação que comprova a atividade desenvolvida pela empresa e o comprovante de pagamento da taxa de elegibilidade. Após a confirmação da inscrição a empresa receberá uma visita da comissão certificadora, que irá avaliar e conceder o selo de acordo com o resultado do questionário de avaliação de acessibilidade.

Selos

O selo bronze será emitido para as empresas que obtiverem de 70% a 85% de nível de acessibilidade, o prata para as empresas que alcançarem pontuação de 85% e 95% e ouro para as empresas que atingirem o percentual acima de 95%. O grau de acessibilidade de cada empresa será constatado por uma equipe técnica, que visitará os locais munida de formulário com perguntas sobre itens destacados no Marco Regulatório Brasileiro sobre acessibilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES