PI: Prefeitos já se preparam para Feira dos Municípios

A direção da APPM já contabiliza que pelos menos 200 prefeituras estarão no evento.

Os prefeitos piauienses já estão na expectativa para a VI Feira dos Municípios, lançada na última terça-feira, na Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM), com a presença de mais de 150 prefeitos de todas as regiões do Estado. Prevista para o período de 12 a15 de setembro, a feira está sendo vista como pelas prefeituras como forma de estimular a economia e apresentar as potencialidades locais para todo investidores de vários estados.

?Nosso município estará presente, com certeza, nessa grande feira, mostrando o que temos de melhor nas diversas áreas. Vamos mostrar as nossas potencialidades econômicas, culturais, o artesanato, a gastronomia, o turismo, a agropecuária, enfim todo os setores?, disse o prefeito de Barras, Edilson Capote. ?É um evento muito importante e não podemos ficar de fora?.

Já Piripiri vai expor e mostrar, dentre outras atrações, o potencial do Polo de Confecções, um dos mais desenvolvidos do Estado e que gera muitos empregos e riquezas. O prefeito Odival Andrade, que participou do lançamento, lembrou que o município já participou das Feiras dos Municípios anteriores sendo que os estandes eram bonitos e muito visitados. ?Então vamos participar e teremos estandes com o melhor da nossa economia e cultura?, falou.

Um dos mais novos municípios do Piauí, Pau D?Arco, estará presente na feira pela primeira vez. O prefeito Milton Passos disse que a prefeitura vai se preparar para participar do evento que considera muito importante para a divulgação do seu município. ?Faremos tudo para participar da feira, é um vitrine para expormos o que temos de melhor?, disse.

O governador Wilsom Martins, deputados federais e secretários elogiaram a APPPM em realizar mais uma feira municipalista no Estado. O governador disse que o evento é uma oportunidade para as cidades mostrarem o potencial humano, econômico e cultural. ?Este é o momento para os gestores planejarem e mostrarem seu desenvolvimento. Temos um evento cultural para mostrar as riquezas de cada região?, destacou.

Governador Wilson Martins libera recursos para saúde de municípios

Durante o encontro do lançamento da feira, o Governo do Estado e a APPM, assinaram o Termo de Adesão referente ao Programa Estadual de Cofinanciamento da Saúde, além de outros termos com benefícios para os municípios.

Os recursos são da ordem de R$ 40 milhões. Também foram apresentados o Núcleo de Gerenciamento de Informações para Acompanhamento do convênios e projetos dos municípios, informações sobre o programa Minha Casa, Milha Vida nos municípios e o Sistema de Comunicação da entidade ? Transparência Municipal e portal da APPM.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que várias ações estão sendo desenvolvidas pela entidade com para melhorar a situação dos municípios piauienses, como vários núcleos criados dentro da Associação para melhor servir os prefeitos.

?O núcleo de gerenciamento de informações, o objetivo, é disponibilizar todas as informações que venham dos Ministérios do governo federal e do governo do estado que sejam para beneficiar os municípios para que todos fiquem sabendo das propostas e projetos, isso acontecerá por meio de um cadastramento dos municípios?, falou Arinaldo.(R.G.)

200 municípios vão participar da feira, afirma Arinaldo Leal

De acordo com o presidente da entidade, Arinaldo Leal, pelo menos 200 municípios devem participar desta edição. ?O objetivo é que cada prefeito invista em um estande e tenha um espaço para mostrar o artesanato e o que há de melhor na sua região?, afirma. ?Estamos organizando um grande evento para ficar na história do nosso Estado?, completou.

Nos estandes, os municípios do Estado vão mostrar o que produz e o potencial existente em cada um deles nas diversas áreas, seja econômicas, naturais, turísticas, culturais ou sociais. Haverá Praça de Alimentação, palco para apresentações culturais e festas todos os dias em palco apropriado. Do outro lado, as empresas vão mostrar seus produtos. A última Feira dos Municípios aconteceu há dois anos, em 2011, e foi muito movimentada.

A Feira dos Municípios 2013 será realizada em parceria com a Kalor Produções e apoio do Sistema Meio Norte de Comunicaçao e o Sebrae. O diretor da Kalor Produções Wrias Moura, disse que o evento municipalista terá ampla cobertura de todo o Sistema Meio Norte de Comunição e lembrou que o evento sempre teve a parceria do Sistema.?Vamos mostrar tudo que os municípios vão trazer para a feira, suas potencialidades, a cultura e seu povo?.

Fonte: Raimundo Gomes