Prefeitura constrói calçadas acessíveis nos bairros de Teresina

Intervenções também estão sendo realizadas no centro

Junto com as obras de pavimentação, a Prefeitura de Teresina está fazendo reformas nas calçadas do Loteamento Green Park, no bairro Gurupi, localizado na zona Sudeste. As calçadas estão recebendo elementos de acessibilidade, como rampas e piso tátil em todas as ruas. O mesmo trabalho está sendo executado no centro e em vários outros bairros da cidade.

No Gurupi, o investimento está sendo de R$ 1,5 milhão, resultado de uma operação de crédito contratada junto à Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 5% da Prefeitura.

“Com esse recurso executaremos 15 trechos de ruas, completando assim o calçamento de todo o loteamento. Além da pavimentação, serão feitas as calçadas e toda a sinalização viária com os nomes das ruas de cada cruzamento”, explica o superintendente Executivo da SDU Sudeste, Weldon Bandeira, que destacou que o projeto faz parte do Programa PAC Mobilidade. 

“Essa é uma experiência nova, onde se alia a pavimentação das ruas com a construção das calçadas com rampas de acessibilidade e piso tátil direcional, que está sendo aplicada não somente na zona Sudeste, como também em todas as regiões da capital”, diz.

As novas calçadas atendem aos padrões e critérios da lei complementar nº 4522, segundo a qual a circulação no passeio deve ser feita de forma acessível, autônoma e segura para todas as pessoas, sem limitações de qualquer natureza, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade.

As calçadas acessíveis também estão sendo implantadas no centro de Teresina e nas principais avenidas da cidade. Entre as vias onde estão sendo feitas as alterações estão as avenidas Miguel Rosa, Maranhão e Joaquim Ribeiro; as ruas Coelho de Resende, Desembargador Pires de Castro, Goiás, Governador Tibério Nunes e Mato Grosso.

Os serviços começaram em abril deste ano e devem ser concluídos até outubro, conforme prevê o contrato. Ele explica que a Prefeitura está fazendo três tipos de rampas: rampas simples e duplas nas calçada, e rampas no canteiro central das avenidas. 

Fonte: Portal Meio Norte