Prefeitura de Teresina inaugura Centro para mulheres vítimas de violência

No local será feito atendimento individualizado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e outras do gênero.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, inaugura amanhã, terça-feira (31), às 12 horas, o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – ESPERANÇA GARCIA. No local será feito atendimento individualizado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e outras do gênero.  O Centro fica localizado na Rua São Pedro, 1775, no centro da cidade, e está vinculado à Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA).

“A violência contra as a mulheres acontece em todas as fases da vida, sendo um fenômeno social e cultural, que ainda é cercado pelo silêncio e medo. A maioria dessas mulheres, por vergonha, medo, dependência financeira ou emocional, sofrem sozinhas e caladas. Precisamos fortalecê-las para que denuncie”, ressalta a Coordenadora da CMPM, Francisca Lima.

Ela explica que o objetivo do Centro é promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações de atendimento psicológico, social, jurídico e de orientação e informação à mulher em situação de violência. “Vamos proporcionar o atendimento e o acolhimento necessário à superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania”.

O espaço irá exercer também o papel de articulador das instituições e serviços governamentais e não governamentais que integram a Rede de atendimento, a fim de fomentar ações intersetoriais e desenvolver estratégias de integração entre os serviços, objetivando o melhor atendimento.

Recente pesquisa realizada pela Corregedoria Geral de Justiça do Poder Judiciário do Estado do Piauí em 2012 aponta que o perfil da maioria das vítimas de violência encontra-se na faixa etária economicamente produtiva, entre 20 a 39 anos. A maioria é solteira (41%), com ocupações não remuneradas (do lar ou estudantes), ou com profissões/ocupações precarizadas (doméstica, auxiliar de serviços gerais, vendedora, aposentada).

Quem foi Esperança Garcia          

Esperança Garcia viveu na região de Oeiras na fazenda de Algodões, situada a cerca de 300 km de Teresina. Sua coragem se expressa através de uma carta escrita por ela e encaminhada ao Governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus tratos de que era vítima, juntamente com seus filhos e companheiras.

A carta caracterizou-se como um marco de resistência negra, pela sua coragem e ousadia em denunciar os maus tratos sofridos, mesmo sendo escrava, em uma sociedade que, à época, era formada em sua maioria por analfabetos. Esse documento serviu de inspiração para diversas manifestações contemporâneas como o grupo de mulheres que trabalham pela cidadania da mulher negra piauiense, e recebe o nome de Esperança Garcia, assim como a maternidade de Nazaré do Piauí. Em 06 de setembro, data em que a carta foi escrita, é comemorado o dia estadual da consciência negra no Piauí, através de um projeto de lei do então Deputado Estadual Olavo Rebelo em 1998.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES