Prefeitura de Teresina inicia Campanha de vacinação contra gripe nesta terça (22)

Prefeitura de Teresina inicia Campanha de vacinação contra gripe nesta terça (22)

O Dia "D" de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia nesta terça-feira (22) a campanha de vacinação contra a gripe, que também acontece em todo o Brasil, seguindo calendário do programa nacional de imunização. O Dia "D" de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril.

Teresina tem como meta um pouco mais de 175 mil pessoas, entre crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidade e outros estabelecidos como prioridades.

Este ano o público-alvo teve a faixa etária ampliada. Crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a doença, antes era até dois anos.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, relata que a Prefeitura de Teresina já está preparada para a campanha. "Nossas equipes já começaram a receber as vacinas nas nossas unidades de saúde e a partir de amanhã aguardamos o público-alvo para a aplicação das doses".

Lobão reforça ainda o pedido aos pais, já que a faixa etária das crianças foi ampliada. "É importante que os pais não esqueçam de levar suas crianças para vacinar contra a gripe.

O período de sazonalidade da doença já começou e é comum que os vírus das síndromes gripais circulem entre os meses de fevereiro e agosto", explicou.

Além das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A Vigilância em Saúde da FMS orienta que as pessoas com quadro de comorbidade deverão procurar o clínico para prescrição médica, que devem ser levadas às unidades de saúde e apresentadas aos enfermeiros que aplicarão a vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano ( A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). Em Teresina, serão 104 postos de vacinação, em UBSs e salas de vacinas dos hospitais do município.

Fonte: Jornal MN