Prefeitura de Teresina inicia Campanha de vacinação contra gripe nesta terça (22)

O Dia “D” de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril

Teresina tem como meta um pouco mais de 175 mil pessoas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia nesta terça-feira (22) a campanha de vacinação contra a gripe, que também acontece em todo o Brasil, seguindo calendário do programa nacional de imunização. O Dia "D" de mobilização nacional vai acontecer no dia 26 de abril.

Teresina tem como meta um pouco mais de 175 mil pessoas, entre crianças, idosos, gestantes, pessoas com comorbidade e outros estabelecidos como prioridades.

Este ano o público-alvo teve a faixa etária ampliada. Crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a doença, antes era até dois anos.

O presidente da FMS, Luiz Lobão, relata que a Prefeitura de Teresina já está preparada para a campanha. "Nossas equipes já começaram a receber as vacinas nas nossas unidades de saúde e a partir de amanhã aguardamos o público-alvo para a aplicação das doses".

Lobão reforça ainda o pedido aos pais, já que a faixa etária das crianças foi ampliada. "É importante que os pais não esqueçam de levar suas crianças para vacinar contra a gripe.

O período de sazonalidade da doença já começou e é comum que os vírus das síndromes gripais circulem entre os meses de fevereiro e agosto", explicou.

Além das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A Vigilância em Saúde da FMS orienta que as pessoas com quadro de comorbidade deverão procurar o clínico para prescrição médica, que devem ser levadas às unidades de saúde e apresentadas aos enfermeiros que aplicarão a vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano ( A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B). Em Teresina, serão 104 postos de vacinação, em UBSs e salas de vacinas dos hospitais do município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES