Prefeitura de Teresina tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino

Prefeitura de Teresina já tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino

Por meio do incentivo à participação do pai durante todo o processo de gestação da criança, a Fundação Municipal de Saúde já conseguiu resultados positivos em Teresina A Prefeitura de Teresina já tem resultados positivos do programa Pré-Natal Masculino, que incentiva a participação paterna durante a gravidez e desenvolvimento da criança. A ação, desenvolvida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo implantada gradualmente em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital.

Na UBS do Planalto Uruguai, por exemplo, 61% dos futuros pais já aderiram ao pré-natal masculino. Eles são assistidos pela equipe Nº 10, que atua na região do Parque Mão Santa. "As unidades do Poti Velho, Vila da Paz e Porto Alegre também já têm homens participando do projeto", ressalta Francisco Carlos Brito, gerente de ações programáticas da FMS. Implantado no ano passado, o programa Pré-natal Masculino tem como objetivo envolver os homens no acompanhamento da gestação e do parto de suas parceiras e nos cuidados da criança, além de cuidar da própria saúde.

Quando estiver acompanhando a gestante na UBS, o pai também terá incentivo para que faça uso dos serviços básicos de saúde como consultas e exames. "Historicamente, a maior parte dos registros de entrada do homem no sistema de saúde se dá pela média e alta complexidade", comenta Francisco Carlos Brito. "Queremos aproveitar o momento em que ele vai acompanhar sua parceira no pré-natal para acolhê-lo no serviço básico de saúde". Por se tratar de um serviço de saúde a ser prestado, o homem recebe uma declaração do médico para justificar sua ausência no trabalho, caso seja preciso. Quando ele retorna para a devolução de exames, recebe um atestado médico.

De acordo com Carlos Brito, a expectativa é que a participação do homem no pré-natal, que historicamente é exclusivo da mulher, seja uma realidade presente no dia-a-dia das famílias. "Sua figura é importantíssima para criação da criança, com a função fundamental de socializá-la e educá-la dentro dos princípios dos direitos e deveres", afirma, enfatizando que todos os usuários do SUS estão convidados a participar do programa. Para implantar o programa, a FMS realizou capacitações com todos os médicos e enfermeiros das 258 equipes Estratégia Saúde da Família atuantes no município.

Fonte: Jornal Meio Norte