Prefeitura inaugura duas unidades de CRAS amanhã (23)

As novas unidades do CRAS se localizam na Rua Dois, nº 1040 da Usina Santana e quadra J, casa 21, Residencial Todos os Santos.

Serão inaugurados amanhã (23), a partir das 8h30, dois dos dezessete novos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que serão implantados em Teresina. As novas unidades do CRAS se localizam na Rua Dois, nº 1040 da Usina Santana e quadra J, casa 21, Residencial Todos os Santos.

As duas novas unidades vão facilitar o acesso aos serviços oferecidos à população que reside nas proximidades dos centros e representam a descentralização e maior abrangência dos serviços oferecidos.

?A grande novidade do projeto de descentralização dos serviços de assistência social é a implantação de unidades na zona rural. A exemplo da Usina Santana, na zona Sudeste, mais CRAS vão ser construídos em outras regiões?, diz Graça Amorim, secretária do Trabalho, Cidadania e de Assistência social (SEMTCAS).

Os CRAS são unidades públicas da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com grandes índices de vulnerabilidade e risco social, destinados à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção básica às famílias e indivíduos.

Nas unidades são oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e serviços de suporte domiciliar, como acolhida e escuta qualificada, orientação e encaminhamentos para as redes de serviços, que envolvem postos de saúde, escolas, dentre outras ações de natureza governamental ou não governamental.

Também são realizados nos centros cadastros do Bolsa Família, encaminhamento de pessoas com deficiência para inclusão no mercado de trabalho, expedição de Passe Livre do idoso e pessoa com deficiência, orientação sobre o Benefício de Proteção Continuada (BPC) e cadastro para Transporte Eficiente.

?Vamos possibilitar uma adequada escala de proximidade entre a oferta de serviço e o usuário, onde ele possa acessar os serviços a qualquer momento e em qualquer circunstância?, completa Graça Amorim.

Fonte: PMT