Prefeitura lança app para acompanhamento do transporte público

App vai permitir que a população acesse dados do transporte público

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) lança, na próxima segunda-feira (9), o I Hackaton Strans Inthegra - Mobilidade Urbana, uma forma de disponibilizar as informações sobre os ônibus que integram o transporte público da cidade, permitindo que os desenvolvedores de software criem soluções para que a população possa utilizar o sistema da melhor forma.

Teresina conta com cerca de 340 mil usuários de transporte público, 130 linhas de ônibus e 2855 pontos de parada monitorados pelo app. A partir dessa iniciativa, todos os usuários poderão planejar seu trajeto e diminuir o tempo de espera em pontos e estações com o uso da ferramenta.

Ao combinar dados fornecidos pelas operadoras de telefonia e autoridades do sistema, com a colaboração em tempo real dos usuários, o aplicativo disponibiliza informações atualizadas de horários e linhas de ônibus, além de serviços de alertas relevantes que podem afetar a viagem dos passageiros. 

De acordo com a diretora de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, o serviço vem para facilitar a vida dos usuários dos coletivos. “Com essa novidade queremos levar à população mais praticidade e conforto ao utilizar o transporte público. A tecnologia é uma aliada importante nesse objetivo e certamente o aplicativo nos auxiliará a aperfeiçoar o serviço oferecido à população”, comenta.

Na ocasião, virá a Teresina um represente do Moovit, que é um aplicativo israelense de mobilidade urbano e está fazendo uso da API Inthegra em seu aplicativo, já permitindo que os usuários do transporte público de Teresina tenham informações sobre o tempo que um ônibus chegarão às paradas, por exemplo.

“Criamos o Moovit para ajudar o usuário a se locomover com mais agilidade e facilidade pela cidade. Todo mundo ganha. Passageiros, governo e operadores”, diz Nir Erez, CEO do Moovit. “O transporte público é um importante pilar da sociedade e nós sentimos que é nosso dever ajudar a torná-lo mais eficaz e possível para todos”, complementa.

Fonte: Portal Meio Norte