Prefeitura lança campanha de erradicação do trabalho infantil

A campanha envolve também a rede municipal de ensino

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência (SEMTCAS), realizou o lançamento da campanha de erradicação do trabalho infantil.

Sob as diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), criado em 1996 e reformulado em 2013, a Prefeitura fez o lançamento da campanha reunindo sua equipe técnica, imprensa e população em geral.

Durante a solenidade de lançamento foram apresentadas experiências exitosas que mostram que manter crianças e adolescentes na escola e ampliar seu acesso às atividades socioeducativas e culturais traz um resultado mais satisfatório e mais saudável, em comparação com o trabalho infantil.

Gerentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), além de diretores, pedagogos e professores de 16 Escolas Municipais estiveram presentes na solenidade, para intensificar o trabalho em relação à campanha.

A campanha leva o nome “Ocupação de criança é ser criança”. A ação é mais uma iniciativa com reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, recentemente, indicaram Teresina como cidade destaque pelas ideias e ações inovadoras na luta contra o trabalho infantil.

A sociedade também pode contribuir denunciando e protegendo as crianças. Cada indivíduo pode ser um agente transformador dessa realidade. Basta ligar para o Disque 100 ou Disque Cidadania, no 0800 280 5688 ou 0800 086 2400, e fazer a sua denúncia anônima.

Fonte: Com informações da PMT