Prefeitura trabalha na expansão das equipes de Estratégia em Saúde

A reunião extraordinária ainda contemplou a aprovação do documento

Referenciando a atualização condizente às maiores necessidades dos teresinenses, foi apresentado neste final de semana aos representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal, a Programação Anual de Saúde (PAS 2015), corroborando os objetivos, ações, e atividades previstas no intuito de alcançar as metas perseguidas para o período. A reunião extraordinária ainda contemplou a aprovação do documento, recebendo a anuência da maioria dos conselheiros presentes.

Neste sentido, dentre os indicativos dispostos na programação atualizada inclui-se a ação de implantar equipes da Estratégia Saúde da Família em áreas descobertas, em tal descrição, o objetivo também é assegurar o acesso às ações de saúde da população em situação de rua, além disso pode ser destacado a diretriz que impõe para a ampliação da quantidade de próteses dentárias ofertadas pelo SUS, e, ainda, a equiparação do número de equipes de saúde bucal ao de saúde da família.

Com esse quadro, a diretora de planejamento da SMS, Cláudia Glauciene, indicou para o trabalho de aperfeiçoamento dos instrumentos do setor, contemplando a qualificação do conteúdo dos relatórios anuais de gestão (RAG) correspondentes. “A PAS e o RAG são complementares, um é prepositivo e o outro tem caráter analítico. Não se trata de mera formalidade, mas são importantes instrumentos de controle da gestão. Por isso, resolvemos atualizá-los”, relatou.

Fonte: Francy Teixeira