Prefeitura vai implantar faixa de retenção para motociclistas

A medida deverá reduzir os acidentes e agilizar o trânsito

Com o objetivo de proporcionar mais segurança para os motociclistas a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans)  está implantando, em caráter experimental, faixas de retenção para motocicletas nos semáforos da capital.

De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, essa medida já foi adotada em outras capitais, como São Paulo, onde obteve sucesso. “A nossa ideia é reduzir os riscos de acidentes além de tornar o trânsito mais ágil”, disse.

Falcão adianta que o primeiro semáforo a receber a faixa exclusiva para motocicletas será o cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Avenida Miguel Rosa. “Iniciaremos o funcionamento no próximo dia 17 e ficaremos monitorando os resultados, pois caso seja bem aceita, a ideia é implantar a faixa em outros cruzamentos de grande movimentação na cidade”, enfatizou.

O diretor acredita que além de proporcionar mais segurança para os motociclistas, a faixa de retenção também oferecerá mais conforto para os motoristas que não precisarão ficar disputando espaço os motociclistas.

“Acreditamos que a largada dos veículos ficará mais segura com as motocicletas ficando à frente dos carros, evitando que fiquem entre os veículos durante a saída do sinal. Essa faixa faz parte das mudanças que estão sendo feitas para melhorar o trânsito, na verdade, estamos fazendo as adequações necessárias para proporcionar uma melhor mobilidade para todos”, acrescentou.


Sistema já foi implantado com sucesso na cidade de São Paulo (Crédito: Folha de S. Paulo)
Sistema já foi implantado com sucesso na cidade de São Paulo (Crédito: Folha de S. Paulo)


Fonte: Portal Meio Norte