Preparatório gratuito para o Enem busca democratizar acesso ao ensino superior

Promovido pela Fundação Wall Ferraz, o projeto completa uma década e teve as aulas desta edição iniciadas nesta segunda-feira (19/05).

Com 35 núcleos de ensino na zona urbana e rural de Teresina e a expectativa de atender 3500 alunos, o programa Universidade ao Alcance de Todos dirige-se a ajudar os egressos do Ensino Médio da rede pública interessados em realizar preparatório para exames do ensino superior (ENEM/pré-vestibular) de forma gratuita. Promovido pela Fundação Wall Ferraz, o projeto completa uma década e teve as aulas desta edição iniciadas nesta segunda-feira (19/05).

Segundo a presidente da FWF Samara Pereira, o foco é democratizar o acesso às universidades e faculdades, principalmente para os alunos que não possuem condições financeiras para arcar com as despesas de um curso particular. ?Oferecemos um preparatório totalmente gratuito, com professores selecionados e material também de graça, nosso objetivo é fazer um grande "intensivão" até o Enem, tal como as instituições privadas realizam?, aponta. Desde que o programa foi implantado, cerca de 350 participantes foram aprovados em certames para diversas áreas, o resultado é uma vitória e incentiva centenas de pessoas a retomarem os estudos. ?Anteriormente existia a ideia de que somente os jovens nos procuravam, porém é cada vez maior o número de adultos que já estão há 15 ou 20 anos sem estudar e se inscrevem no preparatório?, revela.

O número de pessoas interessadas no curso preparatório surpreende até mesmo os organizadores, o que motiva na crescente ampliação da ação. ?Neste ano teremos uma turma no Centro de Teresina na Biblioteca Cromwell de Carvalho, para atender justamente aos trabalhadores da região que não tem tempo de chegar em casa e ir ao núcleo mais próximo?, afirma Pereira. As aulas são proferidas de segunda a sexta, no período de 18 horas às 22 horas.

Fonte: Francy Teixeira