PRF reduz policiamento em estradas por falta de verbas

As medidas devem afetar todas as atividades realizadas pela PRF.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou redução nas atividades de policiamento das estradas federais por falta de verbas. Em nota divulgada na noite de terça-feira (4), a corporação anunciou diminuição imediata do patrulhamento com viatura, suspensão de resgates aéreos e fechametno de unidades (veja a lista completa abaixo).

A PRF diz que os cortes de serviços decorrem de um contingenciamento de verbas decretado pelo governo federal em março deste ano, e que buscará diminuir o prejuízo no atendimento de ocorrências emergenciais.

Segundo apuração, as medidas devem afetar todas as atividades realizadas pela PRF. O que não for totalmente suspenso foi alterado, como o deslocamento de viaturas, por exemplo. Não haverá mais rondas de patrulha. Os veículos só vão se deslocar para atender casos de acidentes de trânsito com vítimas ou crimes.

Ainda de acordo, o orçamento aprovado para a PRF é 44% menor que o solicitado pela corporação. Esse é o mesmo problema que causou a suspensão da emissão de passaportes pela Polícia Federal no fim de junho.

Medidas

    •    Suspensão, a partir do quinta-feira (6), dos serviços de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais;

    •    Suspensão imediata das atividades aéreas (policiamento e resgate aéreo);

    •    Redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento;

    •    Desativação de unidades operacionais.

    •    Alteração do horário de funcionamento das unidades administrativas, com priorização de atendimento ao público entre 9h e 13h;

“Frente ao caráter temporário do contingenciamento, as medidas adotadas foram selecionadas de maneira que impactem o mínimo possível a atividade finalística do órgão e que possam ter reversão sem prejuízos à administração quando da recomposição orçamentária”, diz trecho da nota divulgada.

De acordo com a PRF, será estipulado um cronograma para desativar unidades operacionais, conforme planejamento regional. O policiamento destas áreas que ficarem descobertas será feito por outras unidades operacionais.

A PRF informou ainda que, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, negocia com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para que o orçamento seja recomposto o mais breve possível.

Emissão de passaporte

Desde 27 de junho, também por falta de verbas, a Polícia Federal (PF) suspendeu a emissão de passaportes. Em média, a PF faz oito mil atendimentos por dia de pessoas que requisitam a emissão de passaporte.

Nesta terça-feira (4), a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou o projeto que libera R$ 102,4 milhões para a Polícia Federal retomar a impressão de passaportes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES