Em intercâmbio, alunos do PI viajam para Estados Unidos

O Programa de Intercâmbio estudantil, de alunos oriundos de escolas públicas, é um projeto pioneiro no Estado do Piauí

Tudo pronto para o embarque dos primeiros alunos do Intercâmbio Estadual Estudantil ?Aprender é um Viagem?. Os jovens viajarão no próximo domingo (19) para os Estados Unidos. Antes da viagem, eles serão recebidos pelo secretário de Educação, Átila Lira, pela coordenadora do intercâmbio, Ivanilde Castro. A reunião acontecerá na sede da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEDUC), na manhã do domingo.

O município de Capitão de Campos teve destaque relevante na primeira edição do Intercâmbio. Dos dez jovens que irão estudar durante seis meses nos Estados Unidos, cinco são da cidade que fica na região norte do Estado. Três são de Itainópolis e os demais são de Teresina e Piripiri. Esses 10 fazem parte da primeira etapa de embarque para os Estado Unidos.

O Programa de Intercâmbio estudantil, de alunos oriundos de escolas públicas, é um projeto pioneiro no Estado do Piauí, o que representa um marco na educação pública, tanto para os que foram aprovados, como para todos os alunos, pois se trata de um programa que servirá como incentivo aos estudantes em aprender outras línguas.

?Aprender um segundo idioma é um passo importante para o futuro profissional de qualquer pessoa. E esse trabalho está servindo de incentivo para que os nossos jovens tenham esse entendimento?, lembrou a coordenadora do Intercâmbio, profª Ivanilde Castro.

Ainda de acordo com a gestora, esse é um momento muito especial na vida dos alunos. ?Além de terem a oportunidade de aperfeiçoar outra língua, eles terão novas experiências de vida, conhecerão outras culturas e o conhecimento, certamente, irá além da linguagem. Isso nos deixa com a certeza que a educação pública estadual vive um momento ímpar, de consolidação de projetos?, declarou a coordenadora, reiterando que todo esse processo é concretização do sonho dos jovens, da família, dos professores e que toda a equipe da Seduc envolvida nesse trabalho, bem como da empresa responsável pela organização do Intercâmbio; ?O Programa de Intercâmbio é um dos mais importantes desenvolvidos pela Seduc atualmente. Ficamos satisfeitos por estar proporcionando essa oportunidade para nossos jovens?, disse o secretário de educação, Átila Lira.

O projeto ?Aprender é uma Viagem? é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da SEDUC. Os 120 estudantes da rede pública, selecionados no Programa, irão estudar um semestre letivo nas melhores instituições de ensino do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha.

Fonte: Jornal Meio Norte