Procissão dos Passos reúne multidão em Oeiras

Multidão estimada em mais de 30 mil pessoas acompanhou no final da tarde e início da noite desta sexta-feira(30)

Uma multidão estimada em mais de 30 mil pessoas acompanhou no final da tarde e início da noite desta sexta-feira(30) a imagem de Bom Jesus dos Passos pelas ruas do centro histórico de Oeiras, procissão que abre a Semana Santa no município e que anualmente atrai um número cada vez maior de romeiros. O governador Wilson Martins e a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, acompanharam os passos do Bom Jesus.

A procissão saiu da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Rosário, onde a imagem de Cristo estava guardada desde a noite anterior. O andor com a imagem foi levada em procissão até a catedral de Nossa Senhora da Vitória, na praça das Vitórias. Na praça, o padre Tony Batista, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, proferiu o ?Sermão do Encontro?.

O ponto mais emocionante da procissão acontece em frente ao prédio da prefeitura, o antigo prédio da Câmara e Cadeia, quando a imagem de Jesus se encontra com a de Nossa Senhora das Dores.

Realizada há mais de dois séculos, a procissão de Bom Jesus dos Passos é a mais rica em símbolos e presença humana. No percurso entre a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a praça das Vitórias, o cortejo faz cinco paradas para orações e cânticos. As paradas representam as quedas de Jesus a caminho do calvário. Muita gente se veste de roxo e anda descalço, em agradecimento por graças alcançada.

Além da procissão de Bom Jesus dos Passos, Oeiras apresenta outras grandes procissões como a do Fogaréu ? acompanhada somente por homens e com a cidade iluminada por velas ?, e a do Senhor Morto, na quinta e na sexta-feira, respectivamente.

O governador Wilson Martins chegou a Oeiras depois de uma maratona de inaugurações de rodovias no interior do Piauí. Ele esteve nas cidades de Rio Grande, Flores e Tamboril.


Procissão dos Passos reúne multidão em Oeiras

Fonte: CCOM