Produtores buscam apoio do Governo para melhorar produção de leite

O secretário Francisco Limma disse que o governador Wellington Dias

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, e o diretor da Agricultura Familiar, José Antônio Pereira, reuniram-se, nessa quarta-feira (20), com representantes da  Associação dos Ovinocaprinocultores de Esperantina (Aovicapre), Sebrae e Codevasf para discutir a situação da cadeia produtiva no Piauí.

A entidade, que já existe há 6 anos, busca o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), para fortalecer, principalmente,  a produção de leite de cabra no Piauí. Segundo o diretor Antônio Pereira, o grupo do Território dos Cocais tem por objetivo viabilizar ações que possam fortalecer a cadeia. “A primeira questão é a aquisição de matrizes e depois os produtores solicitam melhorias na infraestrutura para o armazenamento, nos galpões e casas de farinha, além de garantia de capacitações para o empoderamento de gestão dos produtores para tocar o empreendimento”, enfatizou Pereira.

Paulo Brasil, associado da Aovicapre, disse que o objetivo dos representantes da associação foi atingido já que os encaminhamentos para o projeto executivo foram iniciados. “A reunião foi pontual. Queremos mostrar o valor do leite de cabra para o nosso estado. Esperamos que o convênio seja firmado ainda este semestre”, avaliou o produtor.

A presidente da associação, Lauriana Rodrigues, saiu da reunião com a convicção de que o sonho dos produtores de leite de cabra será realizado, já que a proposta é melhorar a vida das famílias da zona rural e, por meio do incentivo a esta cadeia produtiva com recursos, todos possam ter mais qualidade de vida, aumentando a renda do homem e da mulher do campo para que tenham condições de manter os filhos na escola e viver com dignidade.

O secretário Francisco Limma disse que o governador Wellington Dias apóia a iniciativa, já que, segundo ele, essa é uma atividade que precisa ser mais valorizada no Piauí. "A produção de leite de cabra pode ser uma referência para nossa economia. Portanto,  estamos à disposição do grupo para qualificar e elaborar o projeto com o apoio dos órgãos aqui presentes e encaminhar ao governador nos próximos meses para que o convênio seja firmado”, afirmou Limma.

Fonte: Com informações do Portal do Governo