Produtores esperam repasse da produção há três meses

Agricultores familiares cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos entregaram a produção entre os meses de julho e setembro

O representante dos agricultores familiares da comunidade Campestre Sul, no município de Nazária, Antônio Cornélio, afirmou que os produtores da região estão aguardando desde outubro aos repasses referentes à venda da produção agrícola para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Antônio Cornélio afirmou que os 4.986 agricultores cadastrados no programa entregaram a produção entre os meses de julho e setembro de 2013 e desde então esperam pelo pagamento.

?Deveríamos ter recebido o pagamento até o mês de outubro, principalmente aqueles que já possuem o cartão próprio do programa, como eu e onde o pagamento é debitado automaticamente.

Eu mesmo tenho cerca de R$ 4 mil para receber e todos os agricultores já estão começando uma nova safra sem receber o pagamento da anterior?, reclamou o agricultor Antônio Cornélio.

Melancia, maxixe, quiabo, feijão e batata foram alguns alimentos fornecidos por produtores de Nazária ao Ministério do Desenvolvimento Social. Em todo o Piauí, são 4986 agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destes, apenas 212 possuem o cartão magnético para receber pagamentos automaticamente, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O Programa já alcança 174 municípios piauienses e direciona R$18.126.000,00 em recursos para o estado.

O Programa de Aquisição de Alimentos promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e visa fortalecer a relevância da agricultura familiar.

A coordenadora do PAA no Piauí, Clarecinda Jesuíno, explicou que a responsabilidade de pagamento é do Ministério do Desenvolvimento Social e que os valores são repassados através do cartão magnético que é emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com o Banco do Brasil.

?Todo o pagamento é feito através do MDS e a SDR faz apenas a operacionalização, entretanto já foi solicitado o comando de pagamento para os agricultores que possuem o cartão magnético no dia 03 de dezembro?, disse a coordenadora do PAA no Piauí.

Buscamos um posicionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, mas até o momento do fechamento da matéria não obtivemos retorno positivo.

Fonte: Samira Ramalho