Professor que perdeu 31 alunos diz que vai ser difícil voltar ao trabalho

O professor Silvio Dorneles conta que 31 alunos do curso de agronomia morreram; aulas serão retomadas dia 1º de fevereiro

O professor Silvio Henrique Vidal Dorneles, do curso de agronomia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), diz que o momento agora é tentar dar apoio às famílias e às vítimas que ainda estão hospitalizadas. Ele também se prepara para a volta às aulas no próximo dia 1º de fevereiro. Trinta e um alunos do curso que Dorneles dá aula morreram no incêndio que atingiu a boate Kiss neste final de semana.

?Vai ser muito difícil. Somente em uma das minhas turmas oito alunos faleceram. Estamos em provas finais. Será muito difícil retornar. Nós professores e todos os demais servidores estamos muito abalados com toda essa tragédia?, contou.

Dorneles conta que soube do incêndio por volta de 3h de domingo, por um cunhado que é enfermeiro do Hospital de Caridade, em Santa Maria. ?Ele me ligou quando chegaram as primeiras vítimas. Começamos naquele momento as buscas e sabíamos que lá estavam muitos alunos nossos da agronomia, zootecnia, engenharia de alimentos?, relembra.

Segundo ele, a festa é um evento tradicional dos estudantes da universidade e a boate Kiss era uma das mais frequentadas por eles. ?Naquele momento sabíamos que lá estavam muitos alunos e que teríamos um grande número de vítimas e isso infelizmente acabou se confirmando?, lembrou ainda.

Dorneles explicou que o evento organizado pelos alunos tinha o intuito de arrecadar verba para a festa de formatura e outras festas como essa também foram realizadas pelos alunos.

Neste momento, ele acompanha o estado de saúde das vítimas que seguem internadas. ?Muitos pais estão no hospital. Estamos tentando localizá-los para prestar apoio e mostrar que estamos sentindo a mesma dor que eles. O momento agora é levantar a cabeça e ir em frente, ajudar aqueles que estão em situação grave e também os que estão sentindo sintomas e voltando ao hospital?, disse.

?O nosso objetivo é dar apoio. A comunidade de Santa Maria se mobilizou de maneira maravilhosa. Continuamos as nossas orações por aqueles que estão lutando para sobreviver dessa tragédia que sangrou nosso coração e nossa alma?, finalizou Dorneles.

Fonte: UOL