Professores abandonam salas de aula na z.Norte da capital

O diretor Itamar Gomes confirma que a unidade está desde o início do ano sem os professores

A falta de conhecimentos básicos em leitura e interpretação de textos, e dificuldades com a Matemática são fatores que prejudicam a aprendizagem do estudante. Geralmente, a deficiência em Português e Matemática dificulta o entendimento até mesmo de outras disciplinas, e compromete o aprendizado como um todo. Quem sente isso na prática são os alunos do 8º ano da Escola Municipal Eurípedes Aguiar.

Segundo relatos da mãe de um aluno, que prefere não se identificar, seu filho e os demais colegas do 8º ano do turno da tarde estão desde o início do ano sem ter aula das disciplinas de Português e Matemática.

Além disso, a professora de Educação Física chegou este mês. ?Já conversei com o diretor e ele me informou que o problema já havia sido informado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas até agora nada foi resolvido?, reclama. O diretor da escola, professor Itamar Gomes, confirma que a unidade está desde o início do ano sem os professores. Ele explica que isso vem acontecendo porque os profissionais abandonaram as turmas, alegando excesso de carga horária.

?Eles decidiram por conta própria abandonar as turmas, pois estavam com carga horária excessiva?, declara. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que os professores de Matemática e Português estão respondendo inquérito administrativo pelo abandono das turmas. A secretaria assegura ainda que os alunos terão reposição de toda a carga horária de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases.

A mãe do aluno diz ainda que já havia tirado o filho da Escola Clidenor Freitas, que fica na zona Norte da cidade, porque faltava professor de Português. Ela acreditava que o problema poderia estar acontecendo devido a escola ficar em um bairro distante e resolveu mudar o filho para uma escola mais centralizada e conhecida. ?Eu matriculei meu filho lá porque pensei que seria melhor, mas foi pior. Ele pensa em prestar vestibular para área da informática, que se faz necessário essas disciplinas, mas pelo visto não terá nenhuma bagagem, nem mesmo para concorrer a uma vaga?, acrescenta.

Fonte: Pollyanna Carvalho