Profissionais da Saúde orientam população sobre a tuberculose em Teresina

A tuberculose é uma doença que tem cura, mas a falta de conhecimento a respeito da doença ainda é grande

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médicos e enfermeiros, realizaram na manhã da terça-feira (24), na entrada do Shopping da Cidade, localizado na região central de Teresina, atendimentos, orientações, distribuição de materiais educativos e ainda encaminhamentos para exames, em casos de pessoas com sintomas da doença.



A tuberculose é uma doença de cura completa e sem riscos de recidivas, cujo tratamento é gratuito. Normalmente diagnosticada em pessoas que apresentam tosse com expectoração, que duram de três semanas ou mais.

Quanto ao tratamento, é realizado em Unidades Básicas de Saúde, após realizar o exame para confirmação do diagnóstico, e assim, dar início ao tratamento com medicamentos disponíveis.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Gilvan Carvalho, explica a mobilização realizada no Shopping.

“Esta atividade já faz parte da rotina dos profissionais do Programa Saúde da Família e, hoje, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose estamos fazendo a campanha no Shopping da Cidade.

Hoje, a tuberculose tem cura e pode ser diagnosticada através de um exame simples de escarro, onde o resultado sai pelo mais ou menos em 24h a 48h e o principal sintoma da doença é aquela tosse com catarro, com duração de três semanas ou mais“, esclarece Gilvan Carvalho.

Para o coordenador do programa, o preconceito ainda existente quanto à Tuberculose, é devido à falta de conhecimento a respeito da doença. Dados preliminares da Secretaria de Saúde do Estado apontam que foram confirmados 682 novos casos da doença em 2014.

“O preconceito é um dos problemas que se observa hoje, mas que somente com atividades educativas e informações é que a gente vai barrar tal prática.

Vale lembrar que um ídolo musical da atualidade, o cantor Thiaguinho, teve a doença e tratou. E inclusive, foi a público dizer que não é um bicho de sete cabeças.

O tratamento é feito por meio de medicamentos consumidos por via oral, fornecidos gratuitamente nos postos de saúde. Trata-se de um tratamento prolongado, que deve ser cumprido, rigorosamente, durante seis meses, para que o paciente se cure.

Teste rápido de HIV é realizado no Shopping da Cidade

Na oportunidade, a convite da coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a coordenação do programa contra a Aids, da Fundação Municipal de Saúde, também realizou atividades de mobilização de combate a doenças sexualmente transmissíveis, com maior destaque, ao vírus HIV.

De acordo com Andrea Lopes, coordenadora do programa contra a AIDS, da Fundação Municipal de Saúde, a equipe distribuiu preservativos, material educativo e, além disso, está realizando o teste rápido de HIV, utilizando as recomendações do Ministério da Saúde.

"Realizamos o teste rápido de HIV e a distribuição de 2 mil preservativos. Quanto ao teste, este detecta se a pessoa tem o vírus HIV, que é o vírus da Aids. Ele é feito num curto período de tempo, no máximo 25 minutos para a pessoa receber o resultado.

É um teste sensível, conforme as recomendações do Ministério da Saúde que, antes de mais nada, se faz um aconselhamento, com perguntas sigilosas, em relação à exposição sexual, e em seguida, a pessoa passa para a coleta de sangue, que consiste na retirada de uma gotinha de sangue. Após o resultado, ainda temos o aconselhamento", explica Andrea Lopes.

A Coordenadora do Programa contra a Aids revela que o público com maiores índices da doença são os heterossexuais e garante que, apesar de não ter cura, há tratamento para que o paciente possa conviver melhor com o vírus.

"Infelizmente, a Aids é uma doença considerada crônica, que veio para ficar. E hoje em dia, o público formado por pessoas heterossexuais correspondem ao público de maiores índices.

Apesar de ainda não ter cura, as pessoas que adquirem o vírus HIV, podem conviver bem com o vírus, caso faça o devido tratamento, assim que descoberta", destaca Andrea Lopes.

Hanseníase e tuberculose serão temas de Fórum da Saúde

Tendo vista dados divulgados, recentemente, quanto a novos casos de hanseníase e tuberculose no estado do Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo o II Fórum Integrado Estadual de Tuberculose e Hanseníase, que iniciou ontem (24) e segue até hoje (25), no auditório do Tribunal de Contas do Estado.

O evento, que tem como público-alvo os profissionais da saúde do estado, principalmente aqueles que atuam na atenção básica, visa ampliar a perspectiva de controle das doenças no Estado.

Segundo Karina Amorim, da coordenação de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado, a ideia do evento é discutir com os profissionais de saúde, a responsabilidade e os cuidados em diagnosticar, de maneira mais rápida e precisa, a tuberculose e hanseníase.

"O nosso foco é estimular os profissionais de saúde, principalmente da atenção básica, chamando a atenção para os cuidados do diagnóstico. E ainda a busca do contato diferenciado com a população, destacando que a tuberculose e hanseníase têm cura", pontua Karina Amorim.

Os dados parciais, apontados pela Secretaria de Saúde do Estado, revelam que o Piauí registrou 817 novos casos de hanseníase em 2014, sendo que 74,2% desses casos encerraram o tratamento por cura.

A doença atingiu ainda 59 adolescentes menores de 15 anos. Quanto à tuberculose, no ano de 2013 foram registrados 991 casos. Já em 2014, dados preliminares apontam que foram confirmados 682 novos casos.

Fotos: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES