Profissionais da Saúde realizam atendimentos e orientações no centro

A Tuberculose é uma doença de cura completa e sem riscos de recidivas, cujo tratamento é gratuito.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (25) DO JORNAL MEIO NORTE

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médicos e enfermeiros, realizaram na manhã desta terça-feira, 24, na entrada do Shopping da Cidade, localizado na região central de Teresina, atendimentos, orientações, distribuição de materiais educativos e ainda encaminhamentos para exames, em casos de pessoas com sintomas da doença.

A Tuberculose é uma doença de cura completa e sem riscos de recidivas, cujo tratamento é gratuito. Normalmente diagnostica em pessoas que apresentam tosse com expectoração, que duram de três semanas ou mais. Quanto ao tratamento, é realizado em Unidades Básicas de Saúde mais próxima e realizar o exame para confirmar o diagnóstico, e assim, dar início ao tratamento com medicamentos disponíveis.

Segundo Gilvan Carvalho, coordenador do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a mobilização realizada no Shopping da Cidade é uma forma de comemorar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e garante que o diagnóstico é por meio de um exame simples, com análise na secreção bucal.

“Esta atividade já faz parte da rotina dos profissionais do Programa Saúde da Família” e hoje em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose estamos fazendo a campanha no Shopping da Cidade. Hoje, a tuberculose tem cura e pode ser diagnosticada através de um exame simples de escarro, onde o resultado sai pelo mais ou menos em 24h a 48h e o principal sintoma da doença é aquela tosse com catarro, com duração de três semanas ou mais“, esclarece Gilvan Carvalho.

Para o Coordenador do Programa Mundial de Controle da Tuberculose, o preconceito existente, ainda, quanto a Tuberculose, é devido a falta de conhecimento a respeito da doença e que só será solucionado com campanhas educativas.

Repórter: Márcia Gabriele

Fonte: Márcia Gabriele