Programa de alfabetização será ampliado na Rede Municipal de Ensino

A capacitação contou a participação de gestores

Diretores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina estiveram reunidos, no Centro de Formação Odilon Nunes, para dialogarem sobre o Programa Alfa e Beto nas turmas de 1º ano. A capacitação contou a participação de gestores que já trabalham com o Programa na escola e também com diretores que receberão as ações do IAB este ano.

A Prefeitura de Teresina está ampliando as ações de alfabetização em 2016, para isso, expandiu o número de escolas atuando com o Alfa e Beto. Já no início do período letivo, em fevereiro, serão 71 unidades de ensino, em vez de 30, trabalhando com o processo intensivo de alfabetização no 1º ano, além de 100 Centros Municipais de Educação Infantil preparando os alunos ainda na pré-escola.

Segundo a secretária executiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Irene Lustosa, o encontro de diretoras reforça as atribuições dos gestores para que o gerenciamento do Programa dentro da escola aconteça da melhor forma, tendo como consequência o resultado esperado. “O diretor precisa ficar atento aos quatro pontos principais: ritmo, frequência do aluno, participação dos professores no planejamento e resultado de testes, todos necessários para que tenhamos êxito na alfabetização das crianças cada vez mais cedo”, explica.

Na Escola Municipal Graciliano Ramos, localizada no Portal da Alegria, o Alfa e Beto vai ser uma novidade. A unidade ensino abriu este ano as primeiras turmas de 1º ano e já aderiu ao formato que foca na alfabetização das crianças. A diretora Raimunda Soares participou da reunião organizada pela SEMEC e conta que a expectativa é a melhor possível. “Vai ser muito bom poder dar continuidade a um ritmo que já começou na pré-escola, onde podemos trabalhar de forma sistematizada, bem estruturada”, comentou.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina