Programa Mais Médicos supre demanda em Campo Maior

Programa Mais Médicos supre demanda em Campo Maior

Com a chegada do programa federal em Campo Maior (84 quilômetros de Teresina), o município conseguiu atender a demanda de atendimentos a pacientes que estava suprimida. A informação é do secretário municipal de Saúde, Marcelo Portela. Seis médicos cubanos trabalham atendendo a população.

Marcelo disse que o município recebeu um dos supervisores do programa para verificar o trabalho dos profissionais que atuam tanto na cidade quanto na zona rural de Campo Maior.

“O papel da gente é mensalmente fazer a visita aos municípios por que somos responsáveis para verificar sua atuação atendendo a demanda local”, explica um dos supervisores do programa no Piauí, Henrique Tomaz.

“Nós tínhamos dificuldades porque a demanda é grande e a oferta estava pequena. Sabiamente o prefeito Paulo Martins aderiu ao programa, considerado importante para os municípios como para os estados e o País que foi elaborado pela presidenta Dilma e está funcionando”, afirmou o secretário Marcelo Pereira.

Segundo ele, a gestão do atual prefeito, na parte da saúde pública e por meio da Secretaria Municipal de Saúde está muito satisfeita pela contribuição dos seis médicos hoje em Campo Maior.

“No Bairro Cidade Nova amenizou o problema. A população do bairro, mais de 3 mil pessoas, vem crescendo muito e o atendimento do médico do programa são 40 horas, de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, tendo 8 horas para estudo”, enfatiza Marcelo.

O programa é considerado importante para Campo Maior porque o objetivo da estratégia da saúde da família não é somente no tratamento, a medicina curativa, mais também na preventiva. “Estamos vendo que isto está acontecendo.

Prevenir a doença e promover a saúde. Estamos conseguindo atingir os objetivos”, ressaltou o secretário quando esteve acompanhando o supervisor do programa Mais Médicos na visita onde os profissionais atuam na cidade e na zona rural do município.

Com os profissionais cubanos, a saúde do município muda o enfoque dos usuários aos serviços do SUS, o que significa dizer que é mais saúde à nossa população, com a oferta de serviços de qualidade, de forma humanizada e integral, em consonância com os princípios do SUS, estamos garantindo melhorias estruturais de nossos serviços, possibilitando ambientes adequados e acolhedora, tanto aos profissionais como, principalmente, aos usuários do sistema.

Fonte: Raimundo Gomes