Programa Morar Bem vai ser expandido pelo interior

Programa Morar Bem itinerante é iniciado nesse sábado (6) com o sorteio das casas na cidade Floriano. O projeto é uma parceria da ADH e o Meio Norte

Programa Morar Bem itinerante é iniciado nesse sábado (6) com o sorteio das casas na cidade Floriano. O projeto é uma parceria da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), Caixa Econômica Federal, Sistema Meio Norte de Comunicação, as prefeituras municipais e empresas privadas, que fomentam as iniciativas da construção civil. Para este primeiro sorteio serão destinadas um número de unidades habitacionais.

O programa era realizado apenas na capital Teresina, com essa expansão, outras quatro cidades serão atendidas e são elas Floriano, Piripiri, Parnaíba e Picos. Para a ADH essa é uma forma de beneficiar ainda mais a população do interior e litoral. ? O número total de casas é de 5500 unidades, sendo que destas 3000 são destinadas as famílias com maior carencia, como é o caso dos que sofreram com as enchentes, as cotas de deficientes e a população de baixa renda?, situou o diretor geral da Agência, Marcelino Fonteles.

Dentro dessas perceptivas o programa tem a finalidade de melhorar a situação de geração de renda e empregos. Outro ponto importante é justamente os maior fomento que direcionado a construção civil nesses municípios. ?Esse é um projeto que valoriza os pontos positivos, dinamiza a economia e além de tudo o realiza o sonho da casa própria que é comum para grande número de piauienses?, reiterou o coordenador.

Fonteles lembrou que o programa contribui para que o ídice do déficit habitacional seja reduzido. ?Esse índice já caiu de 184 mil para 120 mil, e a nossa perspectiva é que esse número se reduza ainda mais até o fim de 2010?, lembrou Marcelino. O diretor considerou ainda que o planejamento da ADH é de atingir o número de 100 mil unidades de moradia nos 8 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Marcelino ressaltou ainda que o programa tem a perspectiva de se expandir ainda mais e dessa forma atingir outros municípios, além desses que já estão apresentados. ? Primeiro nós queremos concretizar essa etapa e em seguida avaliaremos os outros municípios para que também seja possível implementar as construções de casas?, declarou Fonteles. Os recursos já investidos em habitação no Piauí ultrapassam os R$ 700 milhões.

O Morar Bem será transmitido pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, os piauienses de todas as cidades que recebem o sinal da TV Meio Norte poderão acompanhar quem serão os beneficiados com as novas unidades habitacionais.(T.T.)

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte