Ronda Cidadão será implantado no interior do Estado do Piauí

Ronda Cidadão será implantado no interior do Estado do Piauí

Mais municípios do Piauí serão beneficiados com o programa Ronda Cidadão.

Municípios do Piauí devem ser beneficiados ainda este ano com a implantação do programa Ronda Cidadão. Baseado no conceito de Polícia Comunitária, o programa criado em meados de 2010 modificou a relação entre a polícia e a população. Beneficiando inicialmente Teresina, o programa agora começa a ser expandido para o interior do Estado do Piauí.

Primeiramente a Polícia Militar vai ampliar as atividades do Ronda Cidadão levando-o para as cidades de Parnaíba e Picos. Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Comunitária, coronel Lindomar Castilho, na semana passada foi iniciado em Picos o curso de operador de Polícia Comunitária. ?Após a conclusão do curso, que deve ser encerrado entre os dias 26 e 27 deste mês, será aguardada uma ordem para o lançamento propriamente dito no município?, frisou o comandante.

A implantação do programa no município de Picos será com um projeto piloto, este terá um módulo que contará com 15 policiais militares. O coronel também apontou que, assim como foi em Teresina, o projeto deve ser iniciado primeiro em uma região e depois será expandido por toda a cidade e vai ter quatro módulos. ?O Ronda Cidadão vai cobrir toda área urbana e a população inteira será beneficiada. Para que os tabalhos possam ser realizados os coletes, telefones, armamento, fardamento, viaturas, e outros materiais já foram adquiridos?, declarou.

Previsto também para o primeiro semestre de 2012 e após o lançamento em Picos, a implantação do Ronda Cidadão na cidade de Parnaíba também vai contar com quatro módulos, cada módulo deve ter uma viatura. A finalidade desse programa é envolver a população juntamente com os policiais para que haja uma solução nos problemas de segurança do Estado.

Fonte: Jornal Meio Norte