Programa "Se Liga"" estreia amanhã na Rede Meio Norte, às 15:30 h

A proposta é dar aos alunos a oportunidade de tirar dúvidas e ter um melhor preparo para as provas do Enem

Um programa feito para o estudante. É o Se Liga que estreia amanhã e passa a ser exibido todos os domingos, das 15h30 às 17h, pela Rede Meio Norte.

A proposta é dar aos alunos a oportunidade de tirar dúvidas e ter um melhor preparo para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão aplicadas em outubro. Segundo o professor Paulo Henrique, serão doze programas divididos em três blocos de 30 minutos.

Segundo o professor Paulo Henrique Pinheiro, do Darwin Vestibulares, o programa de estreia será com aula de Ciências da Natureza, com as disciplinas Biologia, Química e Física e o tema abordado será Água, saúde e meio ambiente.

O programa, segundo o professor, vai mostrar ao estudante como contextualizar uma situação interdisciplinar, já que as provas do Enem são estruturadas em cima da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um modelo de prova internacional, que minimiza a chance de um aluno acertar a questão no chute.

Além de conferir as aulas na Rede Meio Norte, todo domingo, no Jornal Meio Norte será publicada uma página com o conteúdo da aula a ser trabalhado no programa. No término do programa, o aluno terá acesso a conteúdos adicionais no portal www.meionorte.com, onde ele também poder[a fazer perguntas e questionamentos sobre eventuais dúvidas que serão comentadas no programa seguinte.

Durante 12 programas, o telespectador terá aulas de Ciências da natureza e suas tecnologias,

Ciências Humanas e suas tecnologias, Códigos, Linguagens e suas tecnologias e ainda Matemática e suas tecnologias.

Segundo o professor, mais de 30 universidades federais vão utilizar o ENEM como forma de acesso. São mais de 5.600.000 alunos inscritos no Brasil e no Piauí, esse número chega a 117 mil.

O ENEM nasceu em 1998, com a ideia de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país e em 2009, o Ministério da Educação propôs a utilização desse sistema como forma de ingresso nas universidades brasileiras.

A proposta do ENEM é aferir a aquisição de competências e habilidades voltadas para interpretação, análise, comparação e elaboração de propostas. Com isso, o aluno é confrontado com situações contextualizadas e interdisciplinares.

Fonte: Isabel Cardoso, Jornal Meio Norte