Projeto beneficia internos da Fazenda da Paz

"Uma luz para a vida" viabiliza capacitações e orientações técnicas aos internos

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí ? EMATER/PI iniciou ainda no ano de 2008 uma parceria com a Fazenda da Paz, uma instituição que busca reabilitar através de diversas atividades sócio-educativas, jovens e adultos dependentes químicos, resgatando-os para o convívio social.

Essa parceria tem como objetivo principal, prestar assistência técnica e programar as atividades desenvolvidas na Fazenda Terra da Esperança no município de Timon ? Ma, pertencente à Fazenda da Paz, viabilizando capacitações e orientações técnicas aos internos a partir da aplicação de ações integradas visando à produção e manejo de diferentes espécies produtivas com ênfase às hortaliças e a cajucultura, visando a produção de cajuína, doces de caju e mudas de cajueiro anão precoce, contribuindo assim, para a reinserção das pessoas envolvidas, no seio da sociedade.

O projeto Uma Luz para a Vida, tem várias metas 2010, que já estão foram iniciadas em 2009 dentre elas estão presentes a capacitação e reinserção social de 160 jovens e adultos; Promoção da revitalização da horta orgânica integrada (Projeto Mandala); a revitalização de 20 hectares de cajueiro anão precoce; produção de 25.000 mudas de cajueiro anão precoce, além da implantação de 02 hectares de jardins clonais de jardins de sementes.

Outras metas como a construção de um viveiro com capacidade de produção de 25 mil mudas de cajueiro; realização de cinco cursos nas áreas da cajucultura, da horta orgânica, da piscicultura e da fabricação de cajuína e doce.

Fonte: Liliane Pedrosa, Jornal Meio Norte