SEÇÕES

Projeto busca alternativa à prisão para usuários de drogas

O projeto funciona por intermédio da audiência de custódia.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entidades do sistema de justiça e sistema prisional do Piauí assinaram, nesta quarta-feira (6), termo de cooperação técnica para executar o projeto Ressocializar Para Não Prender, que tem como objetivo atender a pessoas com dependência química e que cometeram pequenos delitos sob efeito de drogas.

O projeto, iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), funciona por intermédio da audiência de custódia e consiste em encaminhar, para tratamento em comunidades terapêuticas, pessoas que cometeram pequenos crimes de menor potencial ofensivo, mas que agiram por efeito de drogas e são dependentes. A pessoa deve ir de livre e espontânea vontade e o tratamento dura de seis meses a um ano.

Desse modo, o projeto Ressocializar Para Não Prender, busca permitir que a pessoa, tendo cometido pequeno delito sob efeito de entorpecentes, tenha a oportunidade de se tratar do vício, ao invés de ir para um presídio. A ideia é, portanto, incrementar as ações voltadas à reinserção social, por meio de alternativas à prisão.

“O Ressocializar Para Não Prender vem com o intuito de quebrar este ciclo em que a pessoa é presa, sai da prisão e volta a cometer delito. Queremos oportunizar a esta pessoa, na primeira passagem pela Justiça, uma chance de mudar de vida. É o que temos feito: humanizar a Justiça Criminal”, explica o presidente do TJ, desembargador Erivan Lopes.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, destaca o viés reeducador proporcionado pelo projeto, dando oportunidade de a pessoa sair da criminalidade e do vício. “O projeto caminha no sentido da recuperação do ser humano em sociedade, criando, ainda, uma alternativa que ajude a combater o encarceramento em massa”.

Além da Secretaria de Justiça do Piauí, também assinaram o termo de cooperação para colaborarem no desenvolvimento do projeto Ressocializar Para Não Prender a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, Defensoria Pública do Estado, Polícia Militar e Prefeitura de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos