Projeto com videojogo promete aproximar jovens da educação no trânsito

Ao todo, aproximadamente dois mil estudantes de ensino médio da rede estadual deverão ser beneficiados com a parceria

CONFIRA REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DO JORNAL MEIO NORTE DESTA QUARTA-FEIRA (20)

Promovendo a reflexão entre adolescentes e jovens, consequentemente estimulando o senso crítico, o projeto 'Jogo da Vida em Trânsito(JVT)' impõe valores que estimulam a redução nos índices de acidentes e conscientizam quanto à cidadania e segurança nas nossas vias. Lançado nesta terça (19), no auditório do Instituto de Educação Superior Antonino Freire (ISEAF), a ação envolve a Fundação Volkswagen e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC). Ao todo, aproximadamente dois mil estudantes de ensino médio da rede estadual deverão ser beneficiados com a parceria, que também oferecerá capacitação a 160 educadores, possibilitando a introdução de atividades didáticas no ambiente escolar, abrangendo o videojogo “Autopolis”, que através de uma linguagem moderna e atual foca na formação de condutores responsáveis, provando que cada ação no trânsito tem uma consequência; inserindo a constatação de que a prudência é sempre o melhor caminho.

Durante a assinatura do acordo de cooperação estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o secretário da SEDUC Alano Dourado e o superintendente da Fundação Volkswagen Eduardo Barros. Desse modo, ressaltando o caráter dinâmico do projeto, a formação dos educadores já inciou ao término da solenidade e será dividida em quatro encontros presenciais e aulas em sistemas de ensino a distância, proferidas pela empresa desenvolvedora do jogo. O JVT busca introduzir uma metodologia inovadora na educação, através da interatividade e tecnologia como pilares imprescindíveis. “Surgiu essa ideia ligada à tecnologia, em usar esse instrumento. Este é o maior segredo, inserir uma linguagem que se aproxime dos jovens”, destaca Barros.

O projeto preza pelo aprendizado de forma simples e participativa, sendo composto por cursos de formação de educadores, biblioteca de projetos, guia voltado para os profissionais do ensino médio, o jogo 'Autopolis', além de uma plataforma online para o uso em sala de aula denominada 'JVT na rede'. “Essa é uma ferramenta importante para orientar o jovem, essa ação é vanguardista. Vamos tratar o trânsito dentro das escolas, para frear o crescente número de acidentes”, aponta Dourado.

Essa visão futura é um dos principais arcabouços do Jogo da Vida em Trânsito, que pretende se expandir para o interior do Estado. A Fundação Volkswagen já atua em 23 municípios do Piauí e prospecta tal iniciativa. “O objetivo é dar continuidade”, conclui Barros.

Fonte: Francy Teixeira