Projeto Horta legal beneficia todos os horticultores no município de Timon

Projeto Horta legal beneficia todos os horticultores no município de Timon

Firmando compromisso com os horticultores, a Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), está trabalhando duro para melhorar as condições de trabalho e a produção de pequenos produtores. Em ritmo acelerado, a SEMDR está implantando sistemas de irrigação para beneficiar a horticultura local, através do programa Horta Legal, desenvolvido pela Prefeitura. O programa Horta Legal visa beneficiar os horticultores de toda a cidade: “O Horta Legal trabalha duas vertentes, na zona urbana e na zona rural. Na urbana nós vamos revitalizar as hortas existentes, e essa revitalização inclui sistemas de irrigação, a doação de insumos, ferramentas e utensílios e, posteriormente, fazer a inclusão desses agricultores na venda dos produtos deles na merenda escolar. Essa forma de venda é através de uma política pública, o PNAE. Na rural é a implantação de hortas”, explica Luís Segundo, secretário da SEMDR.

Na zona urbana, até 2015, seis hortas serão beneficiadas com um novo sistema de irrigação. A primeira horta a ser beneficiada foi a do bairro Vila do Bec, onde trabalham mais de 30 famílias. Nos próximos dias a horta comunitária do bairro Mutirão, que possui cerca de 50 famílias trabalhando, será a próxima beneficiada. Os lotes de cada família correspondem a um espaço de 200m², onde a produção é livre mediante um acompanhamento feito por técnicos da secretaria. “Fazemos assistência técnica e extensão rural, onde são aplicadas técnicas de cultivo orgânico de hortaliças”, afirma o secretário.

A Horta Comunitária da Vila do Bec está sendo beneficiada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é um programa do Governo Federal aplicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No programa, a CONAB compra a hortaliças dos pequenos produtores e repassa a produção para hospitais, creches e escolas de educação infantil. Povoados da zona rural de Timon também serão beneficiados com o programa Horta Legal, que implantará novas hortas: “Implantamos uma nova horta no povoado Santa Amélia, estamos finalizando a implantação de outra no povoado Laje e posteriormente, ainda este ano, vamos implantar em São José do Ribamar”, garante Luís Segundo.

Curta o Portal Meio Norte nas redes sociais




Fonte: Lindalva Miranda e Lucrécio Arraes - Jornal MN