Projeto Nossa Rua traz nova forma de ocupação de áreas públicas

Os parklets são o grande diferencial do evento.

Durante reunião acontecida na quarta-feira (25), o prefeito de Teresina, Firmino Filho, consolidou apoio ao projeto Nossa Rua. O evento acontece no dia 12 de junho e tem como objetivo ocupar os logradouros públicos transformando a cidade para pessoas. A programação conta com apresentações musicais, exposição de artes, contação de histórias, gastronomia e a ocupação da via com parklet.

“Os parklets são o grande diferencial do evento. É uma modalidade já usada em grandes cidades do país e consiste em ocupar o espaço que seria para a vaga de automóveis, se tornando uma extensão da calçada. A intenção da Prefeitura de Teresina é justamente trazer alternativas que promovam o princípio de cidade para pessoas”, avalia a secretária executiva da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Constance Jacob.


O Nossa Rua Teresina está em sua segunda edição e ocupa cinco quarteirões da Avenida Nossa Senhora de Fátima. De acordo com Victor Sérgio, um dos organizadores do evento, o público esperado é de 3000 pessoas. “A ideia teve início na sala de aula e colocamos em prática com o intuito de promover uma experiência diferente, estimulando o conceito de cidade colaborativa e participativa, e criando um leque de oportunidades para se viver bem, com saúde e qualidade de vida”,explica. A ação é uma realização dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Camilo Filho, em parceria com a Prefeitura de Teresina.


Fonte: http://semplan.teresina.pi.gov.br/