Projeto vai formar banda e coral com internas da Penitenciária Feminina de Teresina

Fiz questão de convidar mulheres para tocar no mini-concerto de hoje. Que elas sejam exemplo para as internas”, diz o professor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ressocializar através da música. Esse é o objetivo do projeto que está sendo implantado na Penitenciária Feminina de Teresina e que irá atender 40 internas da unidade. A ideia é formar uma banda e um coral, sob a coordenação do músico e professor José Ronaldo Oliveira, oboísta (que toca o instrumento chamado oboé) da Orquestra Sinfônica de Teresina.

“A música pode transformar a vida dessas mulheres, elevar a autoestima e trazer mais esperança.  Fiz questão de convidar mulheres para tocar no mini-concerto de hoje. Que elas sejam exemplo para as internas”, diz o professor.

O mini-concerto, que marca o início do projeto, aconteceu na manhã desta sexta-feira (24), na penitenciária Feminina de Teresina, e contou com a presença do secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, e do diretor de Humanização e Reintegração Social, Francisco Antônio de Sousa. “Queremos ver a apresentação da orquestra e do coral no final do ano. Acreditamos que a música pode fazer a diferença no sistema e apoiamos esse projeto”, destaca o secretário.

A gerente da unidade, Socorro Godinho, foi quem idealizou o projeto e fez o convite ao professor de música. Ela conta que a penitenciária já possui instrumentos de sopro doados pelo Ministério da Cultura, desde 2002. “Os instrumentos estavam guardados para esse momento, que é a realização de um sonho. Tenho certeza que a música vai trazer melhorias para a vida das nossas internas”, diz Socorro Godinho.

O professor José Ronaldo afirma que ainda irá realizar um teste de aptidão entre as internas, para identificar quem deve ir para o coral e quem deve aprender a tocar um instrumento. A penitenciária possui sete tipos de instrumentos musicais de sopro, são eles: trompetes, trompas, eufônios, tubas (contrabaixos), sax alto, trombones e clarinetes. “Esse é um projeto inédito no Piauí. Já tinha a pretensão de trabalhar aqui, mas só agora consegui”, ressalta José.

As aulas de música serão ministradas as terças e quintas-feiras. A apresentação musical desta sexta-feira contou com a participação de Glória Maria Rocha, Sandra Cardoso, Irisneide Araújo e Vera Lúcia Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES