Projeto vai oferecer tratamento dentário gratuito à população carente em Teresina

Projeto OdontoSesc leva consultório odontológico para a Ceapi. Permissionários, trabalhadores e moradores vizinhos receberão atendimento dentário gratuito durante pelo menos três meses

As dificuldades no acesso à odontologia, principalmente no que diz respeito à população mais carente, causa preocupação para as entidades que se responsabilizam por esse atendimento. Pensando nisso, o Serviço Social do Comércio – Sesc, criou o OdontoSesc, que visa realizar atendimento odontológico através de uma carreta equipada como um consultório. A partir de hoje, o serviço será realizado gratuitamente na Central de Abastecimento do Piauí – Ceapi, na zona Sul de Teresina.


O consultório itinerante, montado na carroceria de uma carreta, realiza diversos tipos de atendimento, tais como restauração, aplicação de flúor, raios X, tratamento de canal e até mesmo pequenas cirurgias. A ida do OdontoSesc até a população é destacada pela Coordenadora Maria Eugênia: “Nós entendemos que existem grandes dificuldades para a população ter acesso à odontologia, principalmente pelo tempo reduzido daqueles que trabalham, por isso nós vimos até eles fazendo os atendimentos odontológicos e palestras de saúde bucal”. Na Ceapi, a unidade do OdontoSesc visa atender os permissionários e trabalhadores da Central, mas o projeto é estendido para toda a população que vai às compras no local ou que moram nos bairros próximos. “Nós vamos para onde formos solicitados. Permanecemos no local por três meses e pode ser prolongado por mais três. A administração da Ceapi fez o pedido e nós viemos para fazer o atendimento e realizar palestras para os permissionários e todos que comparecem à unidade”, destacou Maria Eugênia.

Diretor-presidente da Central de Abastecimento do Piauí – Ceapi, João Félix falou sobre a importância do projeto no local, uma ação pioneira para o local: “Receber o projeto OdontoSesc dentro da Ceapi é importante não só para tratar, como para prevenir a questão bucal. A maior parte das pessoas que trabalham aqui não tem muito acesso à esse tipo de informação, não dão tanto valor à questão bucal... então nós queremos orientar e tratar às pessoas para que elas entendam a importância da boca até mesmo em seu trabalho”.
Para receber o atendimento, basta ir até o local onde a carreta está instalada, no estacionamento da sede administrativa da Ceapi, portando seus documentos de identificação. Lá, o paciente receberá uma senha e será atendido por um dos odontólogos do projeto.

Clique e Curta Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Victor Costa