Proposta de wi-fi nos ônibus de Teresina é enviada à prefeitura

Permitirá que as pessoas utilizem a internet sem cadastro e sem qualquer restrição

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rede mundial de computadores anda com todos as pessoas por todos os lugares desde que saiu dos cabos da telefonia fixa e começou a se espalhar pelo ares via wi-fi. E por que não, nesse caso, torná-la de mais fácil acesso aos usuários de ônibus de Teresina? É isso que pode acontecer em breve. Foi encaminhado à prefeitura e à STRANS documento apresentando um sistema de internet wi-fi livre nos transportes públicos de Teresina.

A política de acesso permitirá que as pessoas utilizem a internet sem cadastro e sem qualquer restrição, exceto em casos de conteúdo adulto. “O projeto vai funcionar através do wi-fi, pois já existe a banda larga. A empresa de ônibus vai colocar a antena para que a população tenha acesso às mídias, exceto em casos de pornografia”, afirma Ascânio Sávio, líder comunitário da zona Sul de Teresina e responsável pelo encaminhamento da proposta.

No projeto, a internet será garantida através de um controle de qualidade, estabilidade de conexão e garantia de banda, sendo possível assegurar o acesso à rede com uma navegação eficiente, que permita ao usuário utilizar a internet de maneira eficiente, assistir vídeos e baixar e subir conteúdo. No projeto, os dados do usuário serão protegidos por confidencialidade, onde o prestador de serviço não vai estar autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou destino.

Caso o projeto vá para frente, os custos de investimento serão divididos entre a prefeitura, que deverá se responsabilizar pelas instalações internas nos terminais de integração que serão construídos, e também pelas empresas do sistema de coletivos, que deverão investir na instalação da tecnologia dentro dos ônibus. A ideia é que o projeto não fique apenas em Teresina, mas que esteja presente em todo o Estado. “Levei o projeto para a prefeitura, antes eu já havia conversado com o prefeito Firmino Filho e ele achou a ideia muito interessante. Essa tecnologia já existe em São Paulo, Osasco, Curitiba e também em outros países. Também quero levar essa ideia para a Assembleia Legislativa para que essa tecnologia esteja em todo o Estado”, afirma o líder comunitário

À primeira vista, o projeto vai trazer um grande benefício à população. Mas usuários do transporte público dividem opiniões. O estudante de Direito, Marcos Daniell Moura, por exemplo, acredita que o transporte público de Teresina tem outras prioridades: “Acho que é um serviço desnecessário. Investir em uma nova frota e vias alternativas seria uma solução para o transporte público. Investir na comodidade dos passageiros que vão e voltam a pé, por exemplo. Não adiante ter wi-fi se vou estar em , me equilibrando no ônibus”, avalia.

Por outro lado, o professor de francês Smael Maicon concorda com o projeto de Ascânio: “Eu acho interessantíssimo, hoje em dia vive-se a cultura da tecnologia que se usada de forma adequada teremos ganhos na aquisição de informação e de praticidades. A internet é um meio que se aprendem muitas coisas quase que por osmose, como exemplo, línguas estrangeiras, contatos com outras culturas, sem falar que previne muitas patologias sociais, como a marginalidade. Muitas cidades estrangeiras já usam internet gratuita para todos”, conclui.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES