ProUni divulga resultado da primeira etapa de inscrições

São 165 mil bolsas - 86 mil integrais e 79 mil parciais

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na noite desta sexta-feira (12), o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. No total, 148.327 estudantes foram pré-selecionados.

Neste processo seletivo, foram ofertadas 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% da mensalidade), mas nem todos os candidatos atenderam aos critérios exigidos. Para acessar o resultado, o candidato precisa entrar no site do MEC e colocar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), número do CPF e senha. As matrículas, com a apresentação dos documentos (veja aqui quais são), deverão ser feitas entre os dias 17 e 26.

Para pleitear uma bolsa integral, o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 salário mínimo por membro da família. No caso de bolsa parcial, a faixa de renda deve ser de até 3 salários mínimos por integrante da família. Segunda etapa A segunda etapa será aberta do dia 4 de março ao dia 7. O resultado será divulgado no dia 10. Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido a média mínima de 400, considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.

Só podem se candidatar alunos que não estejam ocupando outra vaga em instituição pública e que se encaixem nas faixas de renda determinadas pelo MEC. A central de atendimento do ministério funcionará durante todo o período de inscrições entre as 8h e as 20h pelo telefone 0800 616161. No último dia de inscrição da segunda etapa (7/3), o atendimento será das 8h às 23h59.

Fonte: g1, www.g1.com.br