Prouni e Enem ainda tentam preencher vagas

Prouni preenche vagas e Enem ainda tem sobras

Mais de 6 mil pessoas inscreveram-se para bolsas do Programa Universidade para Todos em sua segunda etapa. Estão disponíveis 659 bolsas nesta etapa. As inscrições foram encerradas no último domingo. O resultado será divulgado nesta quarta-feira, 10 de março, e os estudantes pré-selecionados terão até sexta-feira, 12 de março, para comparecer na instituição de ensino e comprovar as informações declaradas na inscrição.

De acordo com o MEC na segunda etapa do Prouni foram oferecidas 85.155 bolsas de estudo, sendo 34.661 bolsas integrais e 50.494 bolsas parciais, de 50% da mensalidade, em 1,4 mil instituições de ensino superior. Participaram do ProUni estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Além de ter feito o Enem 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem e sua inscrição no cadastro de pessoa física (CPF).

Enquanto as vagas do Prouni estão praticamente preenchidas, há ainda vagas livres no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos não selecionados poderão confirmar no sistema se desejam fazer parte da lista de espera do curso para o qual se inscreveram. A confirmação do estudante deve ser feita durante o período de matrículas, entre os dias 9 e 12 de março.

A partir de 14 de março, o Ministério da Educação informará, por meio do boletim individual do aluno, se ele foi classificado para a lista de espera. Os candidatos classificados terão os dias 15 e 16 de março para efetuar a matrícula na instituição. A partir dessa chamada, encerra-se o processo do Sisu e, caso ainda existam vagas disponíveis, a própria instituição publicará edital próprio informando como será feita a ocupação das vagas. (C.R.)

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte