Qual o prazo ideal para troca de óleo do motor? Confira a resposta

Geralmente, a quilometragem recomendada para a troca varia de 3 mil a 10 mil km.

O prazo para a troca de óleo depende de diversos fatores, todos indicados no manual do proprietário de cada veículo, e não seguir as recomendações da montadora podem prejudicar o motor. ?As pessoas não lêem o manual?, diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico proprietário da oficina Motor Max. ?Óleo velho diminui a durabilidade do motor e pode, no limite, fundir a peça?, afirma.



De acordo com Venosa, geralmente, a quilometragem recomendada para a troca varia de 3 mil a 10 mil km, ou entre seis meses e um ano, dependendo do uso do carro, do clima da região e do tipo do motor, tudo especificado no manual. ?As pessoas que fazem uso ?severo? devem trocar com mais freqüência?. Configura uso severo, por exemplo, andar pequenas distâncias e em baixas velocidades. ?Desta forma o motor do carro não atinge temperatura suficiente para esquentar o óleo?, explica o engenheiro.

É recomendável também que o óleo colocado no carro seja do tipo adequado para o veículo. O manual costuma indicar também a viscosidade e a aditivação ideal, sempre de acordo com o uso do veículo.

Fonte: Auto Esporte